Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Ibiraiaras promove competição de laço inspirada em música de Zé Mendes

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Troféu Picasso Velho reconhece melhor cavalo, capaz de conduzir sozinho vaca pela cancha de laço

Aldoir da Silva, Cibele Campagnaro e Leonardo Cucolloto, membro da comissão dos Festejos Farroupilhas 2022 de Ibiraiaras
Foto: Ricardo Silva/Tua Rádio

“Quando eu tinha preguiça de buscar o gado, o meu picaço velho trazia sozinho”. Inspirado nesse trecho da música de Zé Mendes, o município de Ibiraiaras promoverá no próximo dia 20 de setembro, o troféu “Picasso velho”, que reconhecerá o melhor cavalo, capaz de levar o laçador sem arreios e guiar sozinho o gado pela maior distância na canha de laço.

Conforme o idealizador da competição e membro da comissão dos Festejos Farroupilhas 2022 de Ibiraiaras, Aldoir da Silva, os animais serão testados em três provas distintas. Aquele que somar mais pontos será o campeão.

Na primeira etapa, a montaria será em pelo, e o laçador poderá apenas passar um tento no pescoço do animal. Na segunda, o peão perde o tento e leva somente o laço, no lombo do cavalo. Na última prova, o cavalo corre sozinho e deverá guiar a rês (bovino) pelo maior percurso possível da cancha.   

Quatro juízes irão avaliar o desempenho dos peões e seus cavalos. Serão abertas apenas cinco vagas para a competição. Quatro estão reservadas para as entidades tradicionalistas em atividade em Ibiraiaras, e a quinta será sorteada entre os demais interessados.

O Troféu Picasso Velho será disputado no Parque de Eventos Prefeito Jacir Marini durante torneio de laço. A previsão é de a prova ocorra por volta das 13h30. Ouça a entrevista com os membros da comissão e saiba mais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais