Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Ibiraiaras realiza a abertura da Semana Farroupilha com Missa Crioula

por Rudimar Galvan

Noite gelada não espantou o público

A noite gelada não foi empecilho para algumas pessoas participarem da missa.
Foto: Silvana Paludo

As atividades de abertura da Semana Farroupilha em Ibiraiaras, neste ano, iniciaram na sexta-feira (11), no Acampamento Farroupilha, instalado na rua em frente ao salão paroquial, no centro da cidade.

As cabanas do acampamento são montadas pela Prefeitura Municipal, no qual entidades e empresas locais se instalam para participar das atividades e comemorar os festejos farroupilha.

A abertura oficial foi realizada a partir das 19h com o tema “O Campeirismo Gaúcho e a sua Importância Social e Cultural”, tendo como Patrono do RS Pe. Amadeo Gomes Canellas e os homenageados do município são Leolindo Luiz Pomatti (em memória) e Oelito Baldi Rodrigues.

No primeiro momento o município recebeu o Piquete 35 de Lagoa Vermelha, no qual trouxe consigo a centelha da Chama Crioula, vinda do Chuí. Este é o primeiro ano em que a Chama Crioula foi acesa fora do país, em Colônia do Sacramento no Uruguai, e levada até o Chuí. Em cerimônia no dia 15 de agosto, a chama foi distribuída para 30 regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul.  O Piquete 35 foi até o Chuí buscar a centelha, e em sua passagem de retorno a Lagoa Vermelha, apresentou a Chama Crioula ao município de Ibiraiaras para a abertura da Semana Farroupilha.

Participaram da abertura o prefeito Municipal Douglas Rossoni, a Secretária da Educação Cultura, Esporte e turismo Vanda Zanchet Piva, o Diretor de Cultura Júlio César Stella, o Patrão do CTG Fogo de Chão Elói Capellari, o capataz e homenageado Oelito Baldi Rodrigues, vereadores, secretários municipais, o Patrão do CTG Alexandre Pato de Lagoa Vermelha Dirceu Rosa da Silva e população em geral.

O coordenador do Piquete 35 Eduardo Mello acompanhado da Esposa e demais integrantes do piquete colocaram a centelha em frente a um altar onde logo após foi celebrada uma missa crioula.

A missa crioula foi organizada pela Secretaria Municipal da Educação e celebrada pelo Pe. Ivaldo Grizzon de São José do Ouro. Durante a celebração o padre falou sobre a origem da cultura gaúcha e de que forma a tradição está sendo mantida, passada para as futuras gerações.

Apesar da noite gelada que fazia, o povo participou, protegendo-se do frio com agasalhos ou embaixo das barracas.

XI Jantar Campeiro

Dando continuidades aos festejos farroupilha, no sábado (12), a Escola Municipal Octacílio Gris realizou seu XI Jantar Campeiro, na Comunidade de São Luiz, onde a escola está instalada.

Antes do jantar os alunos da Escola apresentaram algumas danças e uma aluna fez a oração do gaúcho. O jantar foi servido pela direção, professores, funcionários e pais com o seguinte cardápio: feijoada, arroz, farofa, quirera, moranga caramelada, lingüiça, batatese, saladas diversas e sobremesa. A animação ficou por conta do Grupo Compasso.

Baile da 3ª Idade

O Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) também realizou atividades em comemoração a Semana Farroupilha, para o Grupo de Idosos “Bem Viver”.

O baile para 3ª Idade foi realizado no domingo (13), a partir das 14h, no salão paroquial. A animação foi por conta Cristiano de Rimoldi de Souza, de Caseiros e a entrada era gratuita.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais