Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Músico Fernandinho Montenegro fala da influência de Porca Véia

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Gaiteiro acompanhou Porca no grupo Cordiona

Foto: Divulgação

12 de junho marca uma data de grande saudade para os amantes da música tradicional gaúcha, especialmente para Fernandinho Montenegro, gaiteiro do grupo Cordiona. Em um depoimento emocionado, Fernandinho compartilhou a profunda influência que o saudoso Porca Véia teve em sua vida, tanto como músico quanto como pessoa.

Fernandinho relembrou sua infância, quando começou a tocar gaita, de forma autodidata, inspirado pelos discos e fitas de Porca Véia que seus pais escutavam.

O encontro com Porca Véia marcou profundamente a vida de Fernandinho. "Meu pai e minha mãe me levaram aos fandangos que o Porca vinha tocar na nossa região, e a gente fez uma amizade muito bonita. Até que um dia o Porca me viu tocando no final do baile, toquei umas 2 ou 3 músicas."

Em 2004, essa amizade se transformou em uma parceria musical. Porca Véia convidou Fernandinho para formar uma dupla de gaitas, proposta que ele aceitou prontamente. " Larguei tudo o que eu fazia aqui na minha terra para ir atrás. E, graças a Deus, deu certo".

Para Fernandinho, Porca Véia foi um exemplo. "Então, posso dizer para vocês que o Porca Véia para mim foi tudo. Foi exemplo na vida musical, na vida pessoal, uma pessoa que admirei e admiro muito, trago vivo no meu coração. São duas pessoas que lembro todos os dias, meu pai, que também não está mais entre nós, e o Porca Véia, que foi como um segundo pai para mim."

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais