Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Programa Mundo da Leitura estreia 20ª temporada

por Rudimar Galvan

Novas histórias do Gato Gali-Leu e sua turma vão ao ar a partir do próximo dia 13 de maio, ao meio-dia, pelo Canal Futura e UPFTV

Programa é exibido há 10 anos pela UPFTV e Canal Futura.
Foto: Divulgação

A 20ª temporada do programa Mundo da Leitura já tem data confirmada para estrear. A partir do próximo dia 13 de maio, ao meio-dia, irão ao ar, pela UPFTV e pelo Canal Futura, as novas aventuras do gato Gali-Leu e sua turma. Novos personagens, armações e histórias integram os 14 novos episódios da série, que está no ar há 10 anos pelo Canal Futura. A UPFTV pode ser sintonizada pelo canal 4 da TV aberta, canal 8 da NET, canal 20 em Carazinho, 54 em Marau, 30 em Soledade e 45 em Palmeira das Missões.

 

O roteirista do programa e professor da UPF, Paulo Becker, antecipa algumas novidades. Uma delas é que o esforço do Reco-Reco para dominar a leitura e a escrita finalmente terá um final feliz. “A cada série do programa, um ou mais conflitos novos desafiam a vida dos personagens. Mas há também questões que atravessam várias séries, até encontrarem uma resolução, como ocorre na história do Reco-Reco. A Alice, que se empenhou especialmente em alfabetizá-lo, será positivamente surpreendida com a evolução do seu amiguinho”, conta. Além disso, a Ratazana contará com a ajuda de um advogado em suas tramas contra a Borralheira.

 

O diretor Carlos Teston explica que o programa é composto por diversos quadros, dentre os quais está a Oficina, comandada pelo Mil Faces com o auxílio de uma criança. Eles ensinam o telespectador a fazer brinquedos, instrumentos musicais, jogos e peças decorativas a partir de materiais simples, muitos deles recicláveis. As instruções para a construção dos objetos é demonstrada passo a passo. O Mil Faces, junto ao amigo Gali-Leu, diverte o público com adivinhas que o gato leitor deve solucionar até o próximo episódio no quadro Labirinto. Para isso, Gali-Leu conta com a ajuda do público, que envia cartas e e-mails. Há, ainda, o Fique Esperto.  Apresentado pela Natália, o quadro trata de diversos assuntos em várias áreas do conhecimento, trazendo, de maneira leve e despretensiosa, informação e diversão. Outro quadro de sucesso é o Trava-Língua, no qual as crianças brincam com esse jogo de palavras, e com a tentativa de falar corretamente a frase proposta, numa espécie de brincadeira de erro e acerto.

 

Segundo o gerente-adjunto do canal Futura, João Alegria, o programa Mundo da Leitura é um sucesso da grade do Futura. “Reflete bem o modo de fazer que o canal desenvolve com seus parceiros, nesse caso, com a Universidade de Passo Fundo. A atração, divertida e atraente para as crianças, tem um conteúdo bem cuidado realizado em um dos centros de estudo que são referência internacional em literatura infantil. É motivo de orgulho para nós”, enfatiza.

 

O programa

Nos episódios do programa Mundo da Leitura, são utilizadas diversas linguagens, tais como manipulação de bonecos, leitura e encenação de textos infantis, brincadeiras, artes gráficas, música e poesia. Todas as atividades propostas buscam incentivar hábito da leitura entre as crianças e o desenvolvimento da criatividade e do raciocínio lógico.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais