Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Câmara de Vereadores recebe entrega de documentos históricos datados da década de 20

por Rudimar Galvan

O acervo foi doado pela família de Daniel Telles Cordeiro, vereador do Município na época

Na manhã de sábado, dia 6, aconteceu na Câmara de Vereadores, uma cerimônia oficial da entrega de documentos históricos da família Cordeiro, descendentes de Daniel Telles Cordeiro, Conselheiro Municipal da Câmara na década de 1920, o que na época correspondia ao cargo de vereador.

Na oportunidade, eles foram recepcionados pelo vereador Ilson Papeleiro e presidente do Legislativo, Maninho, que recebeu das mãos da filha caçula de Daniel, Suzete Cordeiro, um acervo que ficou por mais de 70 anos em posse da família, entre eles, um documento oficial do então presidente da República, Wenceslau Brás P. Lemos, datado de 1916, o qual nomeou Daniel como Capitão do 1º esquadrão do 77º Regimento de Cavalaria da Guarda Nacional da Comarca de Lagoa Vermelha.

Conforme relatos de familiares de Daniel, ele nasceu no interior do Município, no distrito de Santa Rita, no ano de 1878. Em 1918, firmou um acordo com a Madre Justina Inês, Provincial das irmãs de São José, com sede em Garibaldi, e doou um terreno onde foi construída a Escola Rainha da Paz, onde permanece até hoje. De acordo com a dona Suzete, a escola, que atualmente recebe o nome de Rainha da Paz -Bom Jesus, foi inaugurada no dia 2 de fevereiro de 1920.

Durante sua manifestação na cerimônia, o presidente Maninho agradeceu a família Cordeiro pela doação dos documentos que de acordo com ele, devem enriquecer o acervo histórico não só da Câmara Municipal de Vereadores, mas do Município de Lagoa Vermelha.

De acordo com um dos filhos de dona Suzete, Tarcísio Cordeiro Pereira, a ideia de doar os documentos foi de seu irmão, Luciano Cordeiro Biolchi, e para tornar o momento ainda mais especial, Tarcísio então sugeriu, que o dia da entrega marcasse o aniversário de sua mãe, a realizar-se no dia 11 de abril, data em que ela completa 80 anos.

O acervo doado pela família Cordeiro, ficará disponível em breve para visitação na Câmara de Vereadores, e o documento original da presidência da República, que nomeou Daniel como Capitão da Comarca de Lagoa Vermelha, será entregue para o acervo do Museu da prefeitura Municipal.

Também estiveram presentes durante a cerimônia, o supervisor geral da Casa Legislativa, Diego Barreto e assessor da presidência, Nestor Barreto e familiares de Daniel Telles Cordeiro.

 

*Imagens: Vanusa Lopes

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais