Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Orquestra Sinfônica da UCS abre a temporada 2015 do “Quinta Sinfônica”

por Ivan Sgarabotto

Primeiro concerto será alusivo aos 48 anos da UCS e acontece no dia 12 de março

Foto: Foto: Claudia Velho

A Orquestra Sinfônica da UCS abre a temporada 2015 apresentando, em sua primeira edição do programa Quinta Sinfônica, um encontro de duas grandes artes: a literatura e a música. Dois dos maiores gênios da história da música, Beethoven e Tchaikovsky, se inspiraram nos textos de Goethe e Shakespeare para criar magníficas composições musicais.

O concerto será realizado no dia 12 de março, próxima quinta-feira, às 20h30min, no UCS Teatro, com regência do maestro Manfredo Schmiedt.

A primeira obra é Egmont Op. 84, composta por Ludwig van Beethoven. Trata-se de uma música incidental para a peça de 1787 de mesmo nome escrita por Johann Wolfgang von Goethe. A obra possui uma abertura seguida por uma sequência de nove peças, com solos de soprano e um narrador masculino. A narrativa é sobre a vida e heroísmo de um nobre holandês do século XVI, o Conde de Egmont. Em sua estreia, em 1810, a obra foi recebida com louvor, e o próprio Goethe declarou que Beethoven tinha expressado suas intenções como "um gênio notável".

A segunda peça a ser apresentada é a Fantasia sinfônica "A Tempestade" de Piotr Ilitch Tchaikovsky sobre a peça de igual nome escrita por William Shakespeare, última peça escrita por ele e considerada uma de suas obras primas. A Tempestade é uma história de vingança, de amor, de conspirações oportunistas, e é uma história que contrapõe a figura disforme, selvagem e pesada dos instintos animais que habitam o homem à figura etérea, incorpórea, espiritualizada de altas aspirações humanas, como o desejo de liberdade e a lealdade grata e servil.

Para interpretação da primeira obra, a Orquestra Sinfônica terá a participação da solista Elisa Machado, soprano e de Ricardo Barpp que fará a narração do texto de Goethe durante a execução da obra.

Além da abertura da temporada, também será informada a programação do Quinta Sinfônica até julho deste ano. A programação traz em sua essência composições que vão desde o período barroco até os dias atuais com a participação de diversos solistas e maestros convidados, vindos de diferentes partes do Brasil e do exterior.

A Orquestra Sinfônica da UCS tem como parceira a Unimed Nordeste – RS e o apoio do LionsEduC.

Os ingressos estarão disponíveis a partir da próxima segunda-feira, dia 9 de março: R$ 10,00 (inteira) R$ 5,00 (sênior e estudante), na Livraria do Maneco (Centro e Cidade Universitária).

Informações: (54) 3218 2610

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais