Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Notícias da Hora
09:05:00
 
 

Livro Videiras de Papel é lançado em Caxias do Sul

por Ivan Sgarabotto
Foto: Antonio Lorenzett

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Cultura lançou nesta quarta-feira (04.03) o livro "Videiras de Papel". O projeto, exibido na Galeria Gerd Bornheim da Casa da Cultura, é financiado pela Lei de Incentivo à Cultura - LIC Municipal. Na ocasião, houve sessão de autógrafos com o fotógrafo e autor do livro Severino Schiavo e com a escritora Ione Grillo, que assina as poesias da obra.

O primeiro livro de fotografias de Severino Julio Schiavo perpetua a imagem das videiras em cada uma de suas etapas de crescimento, do enxerto à produção da uva. A fotografia mais antiga data de 1989 e a mais recente foi clicada poucas semanas antes da conclusão da obra, em 2015. As fotografias revelam videiras das localidades de Caxias do Sul, Flores da Cunha e Garibaldi, que foram escolhidas como forma de homenagear os produtores da região. "Eu busquei os locais onde havia vitivinicultores caprichosos, com algumas famílias já mantinha contato. A foto traz somente boas amizades", conta Severino Schiavo.

Para traduzir significados e sentimentos expressos nas fotografias, a escritora Ione Grillo contribuiu ao projeto com poesias de sua autoria. "Concordei em participar elaborando textos que pudessem contribuir e despertar o interesse do leitor, fazendo-o viajar, através das imagens e das palavras, por um cenário bucólico carregado de símbolos e histórias", relata Ione, que considerou o convite um desafio.

A obra já está sendo comercializada nas livrarias caxienses, sob o custo de R$ 50. Do valor da venda, 10% será destinado às entidades Casa Anjos Voluntários e Lar da Velhice São Francisco de Assis, escolhas pessoais do fotógrafo.

O projeto tem coordenação editorial e projeto gráfico de Valdir Ben; curadoria de Liliane Giordano; textos de Ione Grillo; revisão de Ivone Justina Polidoro Franco; serviços editoriais, Vânia Bortoletti; editoração eletrônica. Nicole Tasca; gerenciamento de cores, Nicole Tasca e Valdir Ben; produção cultural, Claudio Troian.

Videiras de Papel é uma realização da Prefeitura de Caxias do Sul, com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura. Os apoiadores culturais são Agrimar, Go Image, Prataviera Shopping e Unimed Nordeste - RS. As empresas Nova Aliança, Sica Gastronomia & Eventos e TransLovato participam como colaboradoras.

Departamento de Comunicação - Secretaria da Cultura

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais