Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Esmeralda sedia entrega do Troféu José Mendes

por Ricardo Silva

Cerimônia realizada pela Assembleia Legislativa do Estado marcou o encerramento da Semana do Município em Esmeralda

Foto: Divulgação

Na quarta-feira, 01 de dezembro, Esmeralda sediou a primeira entrega do Troféu José Mendes, instituído pela Assembleia Legislativa (AL) do Estado como forma de homenagear a trajetória do cantor. A cerimônia foi realizada junto ao Memorial José Mendes, em Santa Terezinha, comunidade em que o artista viveu na infância e juventude.

A cerimônia reuniu autoridades, familiares e fãs de José Mendes de várias cidades. O Troféu José Mendes integra a programação do Prêmio Vitor Mateus Teixeira, da Assembleia Legislativa, e neste ano também fez parte da Semana do Município de Esmeralda.

Esta foi a primeira vez que a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizou um evento oficial em Esmeralda. “A Assembleia Legislativa se sente honrada em prestar essa homenagem em Esmeralda, terra de José Mendes. Este cantor é um ícone da música gaúcha e contribuiu muito para propagar a nossa cultura além do Rio Grande do Sul. Nada mais justo do que prestarmos esse reconhecimento ao legado de José Mendes”, afirma o deputado estadual Gabriel Souza, presidente da AL. do Rio Grande do Sul.

O Troféu José Mendes presta uma homenagem a apresentadores de programas de rádio ou televisão que promovem a música e a cultura regional. Em sua edição inaugural, a honraria foi entregue para o músico e comunicador Jaime Ribeiro. Ele foi representado no evento por Maria Isabel de Deus, viúva de José Mendes.

O Troféu José Mendes foi criado a partir de projeto de resolução de autoria do deputado estadual Paparico Bacchi. “A história de José Mendes é a história da maioria das pessoas, uma história de dificuldade e de superação. Ele ajudou muito a consolidar a música gaúcha. Infelizmente, morreu jovem, mas para algumas pessoas, como é o caso do José Mendes, não é necessário viver muito para deixar uma marca significativa”, salienta Bacchi.

Esmeralda 58 anos

A entrega do Troféu José Mendes marcou o encerramento da Semana do Município de Esmeralda. O aniversário da cidade é comemorado no dia 27 de novembro. Em 2021, uma extensa programação de eventos entre os dias 25 de novembro a 1° de dezembro celebrou os 58 anos de emancipação político-administrativa de Esmeralda.

*Ascom/Esmeralda 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais