Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Aquecimento de celulares pode indicar risco

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Técnico alertou para sinais que podem sinalizar problemas com bateria do aparelho

Maicon Oliveira, técnico da Infoway
Foto: Everton Meneguzzi/Tua Rádio

Você já percebeu que seu celular está esquentando mais do que o normal ultimamente? Será que isso representa algum tipo de risco? Essas são algumas das questões que discutimos em uma entrevista com Maicon Oliveira, técnico da Infoway, que trabalha com suporte e assistência em aparelhos de celular.

Maicon explicou que é comum os telefones esquentarem em determinadas situações, como quando estão sendo usados para tarefas que exigem muito processamento, como jogos. Isso, na maioria das vezes, não representa um risco significativo. Geralmente, o aquecimento está relacionado ao processamento do aparelho e ao uso intensivo.

No entanto, ele ressaltou que é importante prestar atenção ao calor na região da bateria. Se o calor estiver concentrado nessa área, pode ser um sinal de que algo não está certo. Ele recomendou evitar o uso do telefone enquanto ele está sendo carregado, pois isso pode contribuir para o aquecimento da bateria. Além disso, ele alertou sobre os perigos de deixar o telefone carregando durante a noite, mencionando casos em que baterias estufaram e até pegaram fogo.

Quando se trata da vida útil da bateria, Maicon explicou que as baterias dos celulares têm um ciclo de carregamento. Cada vez que você carrega o telefone, um ciclo é contado. Com o tempo, a capacidade da bateria diminui. Isso significa que, mesmo quando o telefone indica 100% de carga, a bateria pode não estar tão eficiente quanto era quando o aparelho era novo. No entanto, ele ressaltou que isso é uma característica normal das baterias e não representa um risco.

Quanto a substituir a bateria, Maicon recomendou que, se você notar que a bateria está estufando, é importante levá-la a uma assistência técnica para avaliação e possível substituição. Além disso, se o telefone não estiver mais retendo a carga como antes, pode ser um sinal de que a bateria precisa ser trocada. Ouça a entrevista e saiba mais.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais