Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Planetário móvel instalado na UPF recebe visitas de escolas da região

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Projeto proporciona aos estudantes a compreensão de conceitos da física e astronomia

Foto: Divulgação/UPF

Já imaginou poder mergulhar em uma experiência astronômica pra lá de especial e conhecer um pouco mais dos mistérios do universo? O planetário móvel instalado na Universidade de Passo Fundo (UPF) proporciona esta e outras oportunidades para a comunidade acadêmica e escolar da região, que desenvolve seus conhecimentos acerca da física e astronomia. 

O equipamento faz parte do projeto Planetários do Sul, que tem apoio do CNPq e é uma parceria das universidades federais do estado, da UPF e da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O projeto prevê que tais instituições recebam um planetário inflável e itinerante, que fica alguns meses em cada universidade e possibilita o estudo de acadêmicos e professores acerca da astronomia, além de promover visitas à comunidade em geral e instigar o interesse pela ciência. 

O planetário instalado no Campus I da UPF está vinculado ao curso de Física e ao projeto de extensão "Ciência, Comunidade e Formação". “O planetário consiste, basicamente, em uma cúpula, em que as pessoas entram e visualizam projeções de imagens do céu e diversas simulações, todas elas direcionadas a conteúdos relacionados à astronomia”, explica o professor Dr. Alisson Cristian Giacomelli. 

Além do planetário, os estudantes podem aproveitar de um espaço temático relacionado à ciência e astronomia para experimentos de física, como o giroscópio, que simula um ambiente de gravidade zero, um sistema mecânico que mostra o movimento dos planetas e outras atividades relacionadas ao tema. O planetário itinerante fica na UPF até o final de outubro e recebe visitas de diversas escolas da região. Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram @fisicaupf ou pelo e-mail [email protected]

*Ascom UPF

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais