Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Embrapa e ANA divulgam mosaicos de imagens de satélite do Brasil

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Ausência de nuvens permitiu obtenção de imagens de alta resolução. Capturas determinam uso e ocupação de solos no País

Foto: Divulgação/Embrapa

A forte estiagem que castigou várias regiões do Brasil em 2014 trouxe grandes benefícios para a área de sensoriamento remoto. A ausência de nuvens permitiu a obtenção de imagens de alta qualidade de todo o território nacional e a geração de mosaicos cobrindo todos os estados brasileiros.

Tal feito constitui um marco importante para a determinação do uso e ocupação dos solos no Brasil. Os mosaicos podem ser visualizados na página da 'Embrapa Monitoramento por Satélite' no Mosaico Landsat Brasil.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, Daniel Pereira Guimarães, a disponibilidade de imagens do satélite 'Landsat8' sem a ocorrência de nuvens, com passagens a cada 16 dias, facilitou o ‘imageamento' do território nacional.

"Até os estados da Região Norte puderam ser mapeados com um mínimo de nebulosidade, e são de grande importância para o monitoramento do desmatamento na Amazônia", afirma Guimarães. 

Elena Charlotte Landau, da mesma instituição, relata que, normalmente, o litoral nordestino concentra as áreas com os maiores índices de nebulosidade.

"A qualidade das imagens de 2014 é similar às usadas no conhecido 'Brasil Visto do Espaço', servidor de imagens disponibilizado anteriormente pela Embrapa Monitoramento por Satélite,  considerando imagens de satélite do ano 2000", diz Landau.

 A diversidade de bandas do satélite Landsat8 permite a geração de diferentes composições coloridas. "A composição RGB/Tir bandas 4-3-2/10 facilita simultaneamente a identificação dos recursos hídricos e florestais", ressalta o especialista em recursos hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), Thiago Henriques Fontenelle.

 Acesso

Os mosaicos estaduais podem ser usados tanto por leigos, efetuando-se o download no formato kmz para sobreposição à plataforma Google Earth, como por especialistas em geoprocessamento, acessando os mosaicos georreferenciados nos formatos jpg, ecw e png.

Imagens de maior resolução foram também geradas, e ainda não foram disponibilizadas para o público em função do tamanho dos arquivos. Os arquivos para download podem ser acessados pelo GeoNetwork.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais