Tua Essência

Nova técnica estima multidões analisando atividade de celulares

por Ivan Sgarabotto

Pesquisadores buscam maneiras mais eficientes de medir tamanho de multidões sem depender de imagens

Um estudo de uma universidade britânica desenvolveu um novo meio de estimar multidões em protestos ou outros eventos de massa: através da análise de dados geográficos de celulares e Twitter.

Pesquisadores da Warwick University, na Inglaterra, analisaram a geolocalização de celulares e de mensagens no Twitter durante um período de dois meses em Milão, na Itália.

Em dois locais com números de visitantes conhecidos, um estádio de futebol e um aeroporto, a atividade nas redes sociais e nos celulares aumentou e diminuiu de maneira semelhante ao fluxo de pessoas.

A equipe disse que, utilizando esta técnica, pode fazer medições em eventos como protestos.

Outros pesquisadores enfatizaram o fato de que há limitações neste tipo de dados, por exemplo, somente uma parte da população usa smartphones e Twitter e nem todas as áreas em um espaço estão bem servidos de torres telefônicas.

Mas os autores do estudo dizem que os resultados foram "um excelente ponto de partida" para mais estimativas do tipo, com mais precisão, no futuro.

O estudo, divulgado na publicação científica Royal Society Open Science, é parte de um campo de pesquisa em expansão que explora o que a atividade online pode revelar sobre o comportamento humano e outros fenômenos reais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique