Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Escola João Anselmo Ferreira recebe XIII Edição do projeto ACMB Canto & Conto

por Ricardo Silva

Ação busca proporcionar aos alunos momentos de descontração e aprendizados através da contação de histórias e da musicalidade

Foto: Divulgação/ACMB

Aconteceu no dia 28 novembro, segunda feira, a XIII edição do projeto Canto & Conto da ACMB – Associação Cultural Mônica Bonotto, sendo essa a última edição de 2022. Na oportunidade os voluntários foram até a Escola João Anselmo Ferreira, em Clemente Argolo, para levar aos alunos momentos de descontração e aprendizados através da contação de histórias e da musicalidade.

O projeto reúne uma série de intenções, entre elas, o incentivo à leitura, e através de histórias e da música, objetiva desenvolver habilidades, ampliar a imaginação, o raciocínio, o vocabulário, bem como todos os benefícios que a leitura traz para vida de qualquer leitor.

O encontro contou mais uma vez com a participação de alunos representantes da Orquestra Som das Cordas, ministrada pelo prof. de música e músico Diekson Biazus. O Grupo enriquece as atividades propostas pela ACMB no projeto Canto & Conto, pois a musicalização é um poderoso instrumento que desenvolve na criança a sensibilidade e outras qualidades preciosas como a concentração, sociabilização, respeito a si próprio e ao grupo, equilíbrio emocional entre outras.

Nesta edição, para alimentar a curiosidade e o interesse das crianças pelos livros, a ACMB enviou com antecedência para a escola uma mala com uma variedade de livros infantis. Assim, a ACMB expressou o convite que a escola permitisse que os alunos tivessem contato com os livros, podendo promover momentos de leitura individualizada ou em grupo. Dessa forma os alunos poderiam contar a história para os colegas, mudar os personagens ou o final da história, fazer um desenho ilustrando algum momento favorito da leitura, ou qualquer outra atividade que permitisse o engajamento da criança com os livrinhos.

Na manhã do encontro, depois do momento da contação de histórias pelas voluntárias da ACMB e apresentação da Orquestra Som da Cordas do município de Lagoa Vermelha, houve um momento para Roda de Conversa, no qual os alunos puderam apresentar-mostrar as reflexões que fizeram dos livros lidos.

O momento de contação de histórias contou com a seguinte programação:

  1. Respeito às diferenças, uma história que trabalha o respeito pelas diferenças e foi contada com o uso do traca-traca, um instrumento de contação de histórias de origem oriental. História de autoria da voluntária profa. Ana Rosa Vieira Granza contada por ela.
  2. A história da vaca de ouro, com características folclóricas, aguça a curiosidade dos alunos convidando a acompanhar a história de uma menina que por motivos específicos explorados na história, se esconde dentro de uma vaca. Muitas aventuras acontecem nesta narrativa que ensina as crianças a enfrentarem os problemas de frente. Contada pela voluntária Alessandra Lange.
  3. Dum Dum Sererê, história do folclore, traz a história de uma menina muito esperta, mas que desobedeceu a sua mãe e saiu na noite que o Dum Dum Sererê sai pelas ruas pegando pessoas. Contada pela voluntária profa Ana Rosa Vieira Granza.

Após toda a programação que contou com as músicas, que provocou a sensibilidade dos presentes, o momento das histórias que encanta os pequenos e a roda de conversa sobre os livros, que provocou a reflexão sobre temas recorrentes, chegou o momento de finalizar a manhã que tinha como um de seus objetivos cativar as crianças com o universo da leitura e da música, livrinhos infantis e um mascote da copa (boneco artesanal feito pela voluntária Ana Rosa Granza) foram doads pela ACMB para a escola.

A ACMB agradece a escola pela acolhida, através da direção, grupo de professores e dos pais presentes, e comunica, que escolas interessadas em receber o projeto podem contatar a ACMB pelas mídias sociais ou pelo e-mail [email protected].

Texto: ACMB 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais