Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Campanha do HSVP motiva doação de sangue entre jovens

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Blitz educativas estão sendo realizadas em escolas para alunos a partir dos 16 anos

Campanha educativa nas escolas busca doadores a partir dos 16 anos
Foto: Divulgação/HSVP

O Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo está realizando uma ação de conscientização e busca por doadores de sangue jovens. Nesta semana uma ação foi realizada na Escola Tiradentes em Passo Fundo e envolveu estudantes, professores e integrantes do Círculo de Pais e Mestres. Cerca de 50 pessoas realizaram uma doação coletiva motivados pela campanha da Blitz sobre Doação de Sangue, que desde o ano passado, busca conscientizar jovens da importância deste gesto nobre e voluntário. 

O sangue coletado no HSVP é a esperança de vida para vítimas de acidentes, cirurgias de emergência ou cardíacas, transfusões para pacientes com câncer e outras doenças graves. Conforme a Dra. Cristiane da Silva Rodrigues de Araújo a ação junto ao público mais jovem está surtindo efeitos. “No período de junho de 2022 a março de 2023, durante a primeira etapa da campanha, obtivemos 107 candidatos a doação na faixa etária de 16 e 17 anos. O número também foi significativo com o público dos 18 aos 29 anos, sendo 3.005 novos cadastros. Estamos muito otimistas com estes resultados”, destacou a médica responsável.  

Blitz nas Escolas 

A campanha do HSVP busca, através de mini-palestras, esclarecer dúvidas sobre a segurança do processo de doação e fidelizar novos doadores. Desde o ano passado, o projeto já atingiu um superior de 1.300 alunos de instituições públicas e particulares. Até o fim do primeiro semestre de 2023, seis escolas de Passo Fundo vão receber a ação com perspectiva de mais 1.500 jovens. 

Para doar sangue o voluntário precisa estar bem de saúde, alimentado, ter tido uma boa noite de sono e pesar acima de 50 kg. O processo é o mesmo para todas as idades, no entanto, quem tiver 16 e 17 anos precisa apresentar um termo de consentimento assinado ou estar na presença dos pais ou responsáveis. 

  Doações no HSVP 

O Serviço de Hemoterapia é responsável por suprir as necessidades de todo o Hospital que, atualmente, é referência em atendimento de saúde para mais de 2 milhões de habitantes das regiões norte e missioneira. Quem quiser fazer uma doação deve procurar o serviço localizado na Rua 15 de Novembro, no prédio da Radioterapia – nº 485, 5º andar. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 14h. Mais informações pelo telefone (54) 3316 4087. 

Ouça a entrevista com a gestora e responsável técnica do Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, Dra. Cristiane da Silva Rodrigues de Araújo, e saiba mais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais