Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Chefe do Cartório responde dúvidas sobre as Eleições 2022

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Silvana Stefenon participou do programa Temática

Foto: Arquivo Tua Rádio

Faltam apenas cinco dias para o primeiro turno das eleições de 2022. Com o objetivo de orientar os ouvintes quanto a votação no dia 02 de outubro, o programa Temática recebeu nesta terça (27) a chefe do Cartório Eleitoral da 28ª zona, que abrande Lagoa Vermelha, Caseiros, Ibiraiaras, Muliterno e Capão Bonito Sul, Silvana Stefenon.

A profissional falou sobre a documentação necessária para votar, como identificar a zona eleitoral e quais equipamentos estão proibidos de entrar na cabina. Clique em ouvir notícia ou confira algumas das perguntas frequentes abaixo.

Perguntas

Quais documentos preciso levar para votar?

No dia da eleição, leve um documento oficial com foto: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho, Documento Nacional de Identidade (DNI) ou carteira nacional de habilitação.

Tenha sempre em mão seu título de eleitor, já que nele constam informações sobre a zona e a seção eleitoral. Se preferir, baixe o aplicativo e-Título (título de eleitor em meio digital, disponível para >Android ou iOS), que substitui documento oficial com foto.

Atenção: não valem certidão de nascimento e de casamento como prova de identidade na hora de votar.

Como votar na urna eletrônica?

Digite, no teclado da urna, o número dos candidatos de sua preferência na ordem dos cargos que aparecem abaixo. Na tela, aparecerão a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. Se as informações estiverem corretas, aperte a tecla verde Confirma. Para o cargo de senador, você deve realizar a operação acima duas vezes.

  • Deputado federal
  • Deputado estadual ou distrital
  • Senadores
  • Governador
  • Presidente

Qual o horário da votação?

Os eleitores podem votar entre 8 e 17 horas. O primeiro turno das Eleições 2022 ocorrerá no dia 02 de outubro.

Como consultar o local de votação?

Acesse o portal do TSE, ou o aplicativo e-Título, ou os assistentes virtuais do TSE no Twitter e no Facebook, e o assistente por voz do Google.

Quem é obrigado a votar?

Se você completou 16 anos já pode votar, mas seu voto não é obrigatório; o mesmo vale para maiores de 70 anos e pessoas analfabetas. No Brasil, o voto é obrigatório para brasileiros alfabetizados maiores de 18 anos e menores de 70 anos.

Como faço para justificar ausência às eleições?

Tanto o eleitor no Brasil quanto aquele que está fora do país deve preencher o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral, disponível nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, nos portais do TSE e dos tribunais regionais eleitorais e, no dia da eleição, nos locais de votação ou de justificativa. Também é possível justificar pela Internet, através do site: https://justifica.tse.jus.br . Para mais informações e para obter o link para o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral, acesse https://goo.gl/f4bAJZ.

Acesse mais perguntas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais