Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

ACMB desenvolve projeto de férias com crianças acolhidas em abrigos

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Voluntários estiveram na SAMMLAVE durante o último sábado, 23

Alessandra Lange, Vera Oliveira Pereira e Terezinha Bonotto

Aconteceu no último sábado, dia 23 de julho, no turno da tarde, uma oficina socioeducativa extracurricular oferecida por voluntários da ACMB (Associação Cultural Mônica Bonotto) para as crianças de 3 a 10 anos da SAMMLAVE. Proposta como uma atividade para as férias de inverno, a oficina “O MESMO, MAS DIFERENTE” teve contação de história, uma atividade educacional de corte e colagem, brincadeiras em grupo e o preparo de lanches, que foram servidos para todas as crianças e adolescentes da casa.

A oficina proporcionou às crianças a oportunidade de ouvir, identificar, relacionar, aceitar e dialogar sobre as diferenças naturais que apresentamos, tanto físicas, intelectuais ou morais. O tema escolhido buscou demostrar a beleza e a importância das diferenças de forma lúdica. A partir da contação da história “Uma menina e as diferenças” de Maria de Lourdes Stamato de Camilis, as voluntárias iniciaram uma roda de conversa sobre o tema com as crianças, partindo depois para uma atividade de recorte com fotos de revistas de partes do rosto de pessoas e depois a colagem destas diferentes partes. Desenvolvendo estas atividades buscou-se enfatizar que o respeito é a base para a boa convivência e que ser diferente é o que nos torna pessoas únicas, não há certo ou errado, nem motivos para ficar triste. Por fim, mesmo que novidades às vezes possam assustar, mas não significa que sejam ruins, o segredo é conhecer.

O lanche foi pensado dentro desta temática. Assim, voluntários da ACMB doaram os ingredientes e pizzas com diferentes recheios foram preparadas juntamente com as crianças, evidenciando o tema da oficina “O MESMO, MAS DIFERENTE”. Enquanto as pizzas assavam os voluntários fizeram dinâmicas de grupo lúdicas juntamente com as crianças. Para finalizar, cada criança participante recebeu um livrinho infantil de presente e todas as crianças da casa fizeram o lanche da tarde como encerramento da oficina. Ressalta-se que esta oficina de inverno foi planejada e executada pelas voluntárias Daiane Segala e Ketlin Cavane e contou com o suporte de vários voluntários do grupo no dia de realização.

A mesma oficina será oferecida pelas voluntárias para as crianças da mesma faixa etária abrigadas no Lar da Menina no próximo sábado, 30 de julho, e outras atividades serão oferecidas aos adolescentes em breve nas duas casas. A ACMB participa desde 2011 do projeto Mãos que Transformam que em parceria com a SICREDI oferece oficinas de artesanato e informática para todas as crianças abrigadas nos dois Lares de Acolhimento de Lagoa Vermelha. Além disso, quando possível e de acordo com a disponibilidade dos voluntários, a ACMB preocupa-se em oferecer outras atividades socioeducativas como esta oficina de férias de inverno.

Na manhã desta terça-feira, 26 de julho, o programa Temática recebeu as voluntárias, Terezinha Bonotto, Alessandra Lange e Vera Oliveira Pereira, que falaram sobre as ações da ACMB. Ouça.

*Texto ACMB

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais