Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Tua Saúde
19:00:00
 
 

Como é o Natal das crianças abrigadas na SAMMLAVE?

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Com a proximidade das festas, algumas delas ficam mais sensíveis

Dalmira Bombassaro Grau e Gabriela Zanin

Em entrevista, na manhã desta sexta-feira, 22/12, a Tua Rádio Cacique conversou com a presidente da Sociedade Assistencial a Meninos e Meninas de Lagoa Vermelha (SAMMLAVE), Dalmira Bombassaro Grau, e Gabriela Zanin, assistente social, para tratar do impacto do Natal na vida das cerca de 20 crianças atualmente acolhidas pela instituição.

Dalmira destacou que as reações emocionais das crianças são diversas. Com a proximidade das festas, algumas delas ficam mais sensíveis, melancólicas e até agressivas. Por isso, a SAMMLAVE busca proporcionar um ambiente acolhedor e festivo.

Conforme Gabriela, as crianças e adolescentes que chegam à instituição por meio de medidas protetivas, especificamente a de acolhimento judicial institucional. Essa decisão é tomada pela Vara da Infância e da Juventude, baseada em situações de risco identificadas pelos órgãos de proteção. Por isso, algumas vezes, o contato com a família biológica não ocorre.

Preocupados com o bom desenvolvimento dos abrigados, os profissionais da SAMMLAVE buscam proporcionar um Natal o mais semelhante possível ao ambiente familiar saudável. Membros da diretoria e padrinhos promoverão uma ceia especial e a distribuição de presentes.

Apesar de várias pessoas demonstrarem o desejo de levar crianças abrigadas para suas casas na noite do Natal, as restrições judiciais muitas vezes vedam a prática. As crianças só podem deixar o abrigo com participantes do programa de apadrinhamento afetivo, voluntários que buscam criar um vínculo mais duradouro com as crianças.

Mudança para uma nova casa

A presidente da entidade revelou que a SAMMLAVE se mudará para sua nova sede em janeiro, e agradeceu o apoio da comunidade lagoense.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais