Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Agricultoras, empresárias e líderes celebram Dia Internacional da Mulher Rural

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Dia Internacional da Mulher Rural foi comemorado em 15 de outubro

Carina Silva e Cristiane Ramos
Foto: Everton Meneguzzi/Tua Rádio

Nesta sexta-feira, 20/10, a Tua Rádio Cacique recebeu a presidente da COOLAF, Carina da Silva, e a produtora rural Cristiane Ramos. Elas compartilharam sua visão sobre a realidade da mulher rural em nossa região, enfatizando a importância do empoderamento econômico das mulheres rurais, que desempenham o papel de agricultoras, empresárias e líderes comunitárias. O Dia Internacional da Mulher Rural foi celebrado no dia 15 de outubro.

Carina destacou o crescente envolvimento e liderança das mulheres no meio rural, representando cerca de 40% da força de trabalho. A COOLAF, Cooperativa Lagoense de Agricultura Familiar, registra um aumento significativo na presença de mulheres, chegando a 50% de seu quadro social. Além disso, cinco das oito agroindústrias associadas à COOLAF são lideradas por mulheres.

Cristiane compartilhou sua experiência e orgulho de seguir a tradição de sua família na agricultura desde os três anos de idade. Em sua propriedade, ela cultiva hortaliças e atende cerca de 21 escolas em Lagoa Vermelha e cidades vizinhas, proporcionando refeições de qualidade para mais de 20.000 alunos. Cristiane enfatizou a importância de produzir alimentos de alta qualidade e ressaltou a mudança positiva nas condições de trabalho, que foram favorecidas pela aquisição de equipamentos e a implementação de tecnologias.

As duas também identificaram os desafios do setor, como os preços dos insumos e a busca por soluções que permitam que a juventude, principalmente as mulheres rurais, permaneçam no campo. Carina observou que os jovens do sexo masculino têm uma tendência maior a permanecer no meio rural do que as jovens, e que políticas públicas podem desempenhar um papel fundamental para incentivar a permanência das mulheres no campo. Ouça.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais