Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Voluntários buscam engajar doadores de sangue para alcançar autossuficiência em Lagoa Vermelha

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Município precisa de cerca de 250 doadores regulares

Loreni Padilha e Clarissa Conte
Foto: Ricardo Silva/Tua Rádio

Voluntários estão novamente engajados na busca por doadores de sangue em Lagoa Vermelha. O número de doações é baixo e o município está em dívida com o banco de sangue do Hemopasso. Conforme a idealizadora da campanha permanente de doação, Justina Spanholi, o objetivo é alcançar um número suficiente de doadores para que a dívida com o banco seja quitada e Lagoa Vermelha alcance saldo positivo.

“Nós precisaríamos em média de 250 a 300 doadores ano”, explica a voluntária. Com o apoio de diversas entidades e do poder público, são disponibilizados ônibus que viajam duas vezes por mês até Passo Fundo. O transporte é gratuito e fornecido aos sábados.

Apesar das facilidades, aqueles que viajam são sempre os mesmos e há dificuldade em se conseguir doadores novos. De acordo com a integrante da equipe organizadora das ações de doação de sangue e funcionária da Câmara, Clarissa Conte, que realiza o cadastro dos doadores, os voluntários homens podem doar a cada dois meses e as mulheres a cada três. No entanto, a maioria dos doadores no município são mulheres.

Loreni Padilha explica que a União das Associações de Bairros (UAB) de Lagoa Vermelha também aderiu à campanha e vai realizar nos próximos dias uma reunião com os diretores de bairros para explicar sobre as regras de doações e tentar cadastrar novos doadores. A próxima viagem para Hemopasso está agendada para o dia 25 de outubro. Ouça a entrevista saiba mais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais