Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Três anos do temporal que causou estragos em mais de 4 mil casas de Lagoa Vermelha

por Ricardo Silva

Desastre natural mobilizou população, Exército e poder público em 2019

Às 15h30 do dia 17 de outubro de 2019, a população de Lagoa Vermelha era surpreendida por uma forte tempestade, que trouxe pânico e provocou danos a mais de quatro mil residências em cerca de 16 bairros do município.

Os estragos foram em sua maioria ocasionados pela queda de granizo. As pedras de gelo se cumularam por ruas da cidade e forçaram os moradores a procurarem abrigo. Na época, 11 casas foram condenadas pela Defesa Civil lagoense. Eram espaços que ofereciam risco aos moradores e por isso foram evacuados e interditados.

O desastre natural mobilizou a população de Lagoa Vermelha e de outros municípios da região. Voluntários doaram roupas, móveis, produtos de limpeza e alimentos. O poder público e as forças de segurança distribuíram lonas e telhas e, com o auxílio do Exército brasileiro, houve reforço da equipe responsável por recolher os entulhos decorrentes dos danos às residências.

Naquele mês, o gasto do Governo Municipal com reparos e recolhimento de materiais ultrapassou os R$ 500 mil. No caso do setor moveleiro, os prejuízos passaram de R$ 1 milhão. O cenário ainda provocou o Decreto de Situação de Emergência pelo governo municipal e federal. Além dos bairros, algumas lavouras registraram perdas, no interior de Lagoa Vermelha.

Para piorar, 15 dias após o desastre, o município foi atingido novamente por outro temporal. Na madrugada da quinta-feira, dia 31 de outubro, os ventos chegaram a 160 km/hora. Devido ao trauma vivido pelas famílias lagoenses, o município disponibilizou na época acompanhamento psicológico.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais