Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Creas de Lagoa Vermelha inaugura no dia 22 de dezembro

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Espaço vai atender pessoas que tiveram os direitos violados

Inaugura no dia 22 de dezembro o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O espaço é uma unidade pública da Assistência Social que atende pessoas que vivenciam situações de violações de direitos ou de violências, que podem ser assédio, discriminação, abuso e outros. O evento de inauguração terá início às 09h.

Em entrevista à Tua Rádio Cacique na manhã desta quarta-feira, 15 de dezembro, a coordenadora do Creas, Genair Neri do Amaral, o secretário Municipal de Ação Social e Habitação, Ênio Camargo de Vargas e o prefeito Gustavo Bonotto (PP) falaram sobre o espaço.

O Creas poderá ser acessado de forma espontânea ou por encaminhamento de diferentes áreas, bem como por outros órgãos do sistema de garantia de direitos, como o Conselho Tutelar, o Ministério Público, o Poder Judiciário e a Defensoria Pública.

Quem pode usar o serviço?

Todas famílias ou indivíduos sozinhos que se encontrem em situação de risco, de violência ou de outras formas de violações de direitos.

Tenho que levar algum documento?

A falta de documentação não impede a realização do atendimento.

Tenho que pagar pelo atendimento no CREAS?

Este serviço é gratuito para todas as pessoas. Assistência Social é um direito de toda a população brasileira e não é necessário fazer qualquer tipo de pagamento.

Como funciona?

No CREAS são realizados atendimentos especializados de forma individual ou em grupo que envolvem atividades coletivas e comunitárias. Além disso, no CREAS também é realizada orientação sobre acesso a benefícios e programas da Assistência Social e de outras políticas públicas e são fornecidas informações para defesa de direitos.

Alguns exemplos das situações que são atendidas no CREAS são:

➢ Violências que ocorrem na própria família da pessoa, a exemplo de: abandono, negligência, violência física ou violência psicológica;

➢ Discriminação por raça/cor e etnia, gênero, idade, identidade de gênero, orientação sexual, deficiência;

➢ Trabalho infantil;

➢ Afastamento ou rompimento do convívio familiar;

➢ Cumprimento de Medidas Socioeducativas: Duas modalidades são acompanhadas pelas equipes do CREAS: Prestação de Serviços à Comunidade e Liberdade Assistida;

➢ Violência Sexual (tanto o abuso, quanto a exploração sexual);

➢ Dependência de cuidados por causa da idade (para pessoas idosas) ou por causa de deficiência (para pessoas de qualquer idade);

➢ Vítimas de calamidades ou emergência social, como no caso do rompimento de barragens, enchentes, secas, migrantes.

A sede em Lagoa Vermelha, está localizada na Avenida Circular, 2161, centro, com horário de atendimento das 8h ás 12h e das 13h30min ás 17h30min ou através do telefone/WhatsApp Business: (54) 9 9688-7752

Formado por profissionais especializados, o CREAS conta com a coordenação de Genair Neri do Amaral, psicóloga, Luana Amaral, assistente social, Vanessa Brambatti, assessora jurídica, Lauriane Artico e a recepcionista, Indyanara Zanella.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais