Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Professora explica movimentos históricos pelos direitos das mulheres

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Mariluci Ferreira relembrou fatos da luta pelos direitos iguais

Foto: Ricardo Silva/Tua Rádio

Neste dia 08 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a data nos lembra de uma série de movimentos que aconteceram ao longo da história pela igualdade de gênero. Em entrevista para a Tua Rádio Cacique, a professora de história Mariluci Ferreira relembrou fatos marcantes pela valorização das mulheres.

Ela recorda que historicamente as mulheres estiveram ligadas aos serviços domésticos. Somente no século XVIII, com a revolução industrial, elas passaram a ser contratadas para trabalhar nas fábricas. No entanto, recebiam a metade da remuneração paga aos homens.

No final do século seguinte, as primeiras associações de mulheres começaram a surgir, dando início a uma série de reivindicações por oportunidades iguais. Em 1908, nos EUA, 1.500 mulher fizeram passeata pela igualdade econômica e política, pois o direito ao voto ainda não havia sido conquistado. Em 1917, num dia 08 de março, 90 mil operárias se manifestaram na Rússia, além dos direitos, lutavam pela retirada do pais da Primeira Guerra Mundial. 

A partir dos anos 1970, as lutas passaram a ser ouvidas. 1975 foi considerado o Ano da Mulher. Dois anos após, as Nações Unidas reconhecem o Dia Internacional da Mulher. 

No Brasil, durante o governo de Getúlio Vargas, em 1934, foi eleita a primeira deputada da América Latina, Carlota Pereira de Queiroz, que também era médica. Depois de algumas dezenas de anos, vieram o direito ao divórcio, a Delegacia da Mulher e igualdade de deveres e direitos entre homens e mulheres em relações conjugais.

Ouça a entrevista e saiba mais da importância do dia 08 de março.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais