Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Autora Claudia Favretto comenta sobre o livro "Autismo de Bom Amor"

Baixar Áudio por Luiz Calderan

Obra destaca desafios enfrentados pelas famílias

Foto: Divulgação

O programa do Instituto AEIOU, em parceria com a Tua Rádio Cacique, recebeu na manhã deste sábado, 06/01, a escritora Claudia Favreto, que é mãe do Bernardo. O filho de Claudia foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e movida vivência como mãe de uma criança com autismo, se propôs a elaborar um livro em que compartilha sua experiência. O livro, intitulado "Autismo de Bom Amor", discute os desafios enfrentados pelos pais nessa jornada. 

Em entrevista, Claudia disse que o diagnóstico de autismo traz consigo uma série de questionamentos e incertezas, e ressaltou a importância de buscar informações e apoio adequados para auxiliar no desenvolvimento e na independência dos filhos autistas. 

O livro, que segundo a autora funciona como um manual prático, traz um roteiro e orientações baseados nas intervenções terapêuticas que Claudia e sua família vivenciaram ao longo de quatro anos. Cada capítulo aborda a especialidade de profissionais que acompanharam o processo, oferecendo atividades práticas que podem ser realizadas no dia a dia em casa. Claudia destaca a importância de não depender apenas dos profissionais, mas também de se envolver ativamente nas intervenções em casa, fortalecendo o vínculo com a criança. 

Além disso, o livro inclui artigos escritos por profissionais da saúde e aborda também questões espirituais, proporcionando uma visão ampla da experiência do autismo. O material busca oferecer não apenas informações técnicas, mas também um acolhimento afetuoso aos leitores. Inclusive, a produção debate com pessoas e famílias que não sabem como é a realidade de lidar com crianças diagnosticadas pelas TEA. “O livro conversa sobre o autismo, como foi tratado por muitos anos e como devemos lidar com ele atualmente. Alguns comentários maldosos sobre as crianças diagnosticadas com TEA não chegam nem a ser um preconceito. É falta de informação. É pura falta de informação”.

Claudia inicia o livro abordando a importância de se sentir apoiado e de não se sentir sozinho nessa jornada. O objetivo final é auxiliar os pais a promoverem a autonomia e a qualidade de vida de seus filhos autistas, permitindo que eles sigam suas vidas com regularidade e superem os desafios com amor e dedicação. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais