Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Irmã gaúcha recebe prêmio da ONU por apoio a migrantes e refugiados

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Religiosa foi o segundo brasileiro a receber honraria

Foto: Divulgação

A religiosa gaúcha Irmã Rosita Milesi, da Congregação Scalabriniana, foi vencedora do Prêmio Nansen da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), uma das maiores honrarias no reconhecimento de personalidades e projetos dedicados à proteção de migrantes e refugiados. Com 79 anos e mais de quatro décadas de trabalho dedicado à causa, Ir. Rosita se destacou por seu trabalho incansável em prol dos direitos de migrantes e refugiados no Brasil e na América Latina. A premiação foi entregue no dia 14/10 em Genebra, Suíça.

Rosita é a segunda brasileira a receber o reconhecimento, após o cardeal Paulo Evaristo Arns, laureado em 1985. Ao longo de sua trajetória, Ir. Rosita tem ajudado milhares de refugiados, facilitando o acesso a documentos, moradia, alimentação, saúde, educação e emprego. Ela foi ainda uma das principais vozes na elaboração da Lei de Refúgio de 1997 no Brasil.

Além da religiosa brasileira, quatro mulheres receberam prêmios regionais: Maimuna Ba, de Burkina Faso; Jin Davod, empresária síria; Nada Fadel, refugiada sudanesa; e Deepti Gurung, do Nepal. Uma menção especial foi concedida à Moldávia pela assistência humanitária durante a crise na Ucrânia.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais