Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Novo juiz de direito assume Primeira Vara em Lagoa Vermelha

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Fabiano Zolet Baú, natural de Carazinho, dará andamento mais de cinco mil processos

Em uma solenidade realizada no Fórum de Lagoa Vermelha na noite desta terça-feira, 05/09, Fabiano Zolet Baú tomou posse como o novo juiz de direito titular da Primeira Vara. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades e advogados da região, marcando o início de uma nova etapa na jurisdição local.

Em entrevista, o novo juiz, natural de Carazinho, destacou a afinidade com a região e contou que a proximidade com a família foi um dos motivos que o levaram a escolher Lagoa Vermelha como novo local de trabalho.

Esta é a terceira experiência de Zolet Baú como juiz, tendo atuado anteriormente em Panambi e Rosário do Sul. Sua chegada à Primeira Vara era aguardada com expectativa, uma vez que, desde o final de 2022, a juíza Lilian Raquel Bozza, titular da Segunda Vara, vinha exercendo a função de substituta na Primeira, e dava andamento a mais de cinco mil processos.

O novo juiz projeta que conseguirá normalizar o trâmite dos processos em alguns meses. “Nós vamos continuar dando prioridade para os processos de réu preso ou partes idosas e doentes, essas situações em que exige uma preferência legal, mas vamos poder olhar para os processos que não tinham essas prioridades, essas preferências e que acabaram ficando parados ou ficaram andando mais devagar. Acredito que em questão de meio ano, ano que vem, a gente vai conseguir estar no mesmo ritmo das outras varas da comarca. Esse é o nosso objetivo”, avalia.

Lilian Raquel Bozza comemorou a posse do novo colega, que desempenhará os trabalhos ao seu lado e do juiz Gerson Lira. “São duas varas bem trabalhosa. A segunda Vara tem especialização da violência doméstica e do Juizado da infância e juventude, além de todas as outras matérias. E a primeira Vara tem a especialização do júri, além de todas as outras matérias. Nos últimos anos, em razão dos fatos ocorridos aqui em Lagoa Vermelha, do aumento de homicídios, enfim, a Primeira Vara tem muito trabalho. Para conduzir as duas varas é realmente bem difícil, então por isso a minha felicidade hoje com a posse do colega”, celebrou a juíza.

Fabiano Zolet Baú também elogiou os recursos humanos disponíveis no Fórum de Lagoa Vermelha e a possibilidade de iniciar seu trabalho com uma equipe já formada. Ele possui um histórico diversificado, tendo atuado como advogado, além de ter experiência junto à Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e Ministério Público (MP). Além disso, é professor de direito, trazendo consigo uma bagagem valiosa para sua nova função como juiz titular da Primeira Vara.

Veja a galeria de fotos

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais