Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Audiência Pública encaminha entendimentos de controle sanitário para o mormo

por Michele Subtil Rodrigues

Audiência foi promovida na Casa da Assembleia Legislativa

Audiência foi promovida na Casa da Assembleia Legislativa
Foto: Divulgação/Gustavo Roth / Agência Preview

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa realizou nesta segunda-feira (29) audiência pública sobre a doença do mormo na 39ª da Expointer. O debate foi proposto pelo deputado Frederico Antunes (PP) e contou com a presença do Secretário da Agricultura, pecuária e Irrigação, Ernani Polo, profissionais da área, representantes de entidades do setor, professores universidades e parlamentares.

Polo enfatizou a parceria entre diversas entidades para solução da questão."Com uma ação conjunta entre diversas entidades e o Governo do Estado conseguimos evoluir nas questões do controle sanitário dos animais", enfatizou Polo.

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul, Rodrigo Marques Lorenzoni, considerou positiva a reunião e a participação dos setores envolvidos com a questão. "Precisamos buscar um entendimento para uma constante evolução no controle sanitário", afirmou Rodrigo. 

A Comissão de Agricultura da Assembleia tem trabalhado desde o início do ano para que o segundo exame confirmatório da doença possa ser feito em laboratório oficial da União – o Lanagro, em Porto Alegre. Além disso, após grande mobilização, a Secretaria Estadual de Agricultura,emitiu no mês de junho uma nova instrução normativa aumentando de 60 para 180 dias a permissão de trânsito de animais para dentro do RS.

Texto: Ernani Campelo
Edição: Eliane Iensen

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais