Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

RS é reconhecido pela OIE como zona livre de aftosa sem vacinação

por Ricardo Silva
Foto: Arquivo/Tua Rádio

Depois de um longo caminho percorrido, marcado pela união de esforços entre produtores rurais, autoridades e entidades do setor, o Rio Grande do Sul foi reconhecido oficialmente, na manhã desta quinta-feira (27), como zona livre de febre aftosa sem vacinação. O novo status sanitário, confirmado em assembleia geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), representa uma conquista histórica e traz consigo a promessa de grandes negócios, mas também impõem desafios. 

Será preciso manter o rigor nos cuidados sanitários e garantir que os criadores sigam atentos para evitar riscos. 

Segundo a secretária estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, a novidade tem potencial para abrir mercados como Japão, Coreia do Sul, México, Estados Unidos, Chile, Filipinas, China (carne com osso) e Canadá, alcançando até 70% dos compradores mundiais. A expectativa é de aumento nas exportações da ordem de US$ 1,2 bilhão ao ano. 

Na assembleia geral da OIE também foram reconhecidos zonas livres de aftosa sem vacinação os Estados do Paraná, Rondônia, Acre e parte do Amazonas e do Mato Grosso.

*GZH

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais