Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

CERTREP desenvolve projeto na criação de abelhas sem ferrão como oportunidade de geração de renda

por Rudimar Galvan
Foto: Divulgação

O projeto de meliponicultura desenvolvido através do Centro Regional de Treinamentos de Produtores Rurais (CERTREP), desde 2019 entre alunos da Escola Técnica Agrícola Desidério Finamor e produtores, compreende desde o uso de técnicas sustentáveis de bom manejo de abelhas sem ferrão para a produção do mel e seus derivados, como o pólen e o própolis, até o beneficiamento do produto e sua comercialização.

Sempre acompanhados pelo professor André Luiz Maitto, o programa já trouxe resultados positivos aos alunos, que iniciaram suas criações ou adaptaram novas medidas com o cuidado e manejo das espécies, além de terem realizado visitas em meliponários, que promovem a produção inteligente dos produtos das abelhas, tanto das exóticas, quanto das nativas (conhecidas como abelhas sem ferrão).

Como incentivo e oportunidade de conhecimento, nesse sábado (25), os alunos farão uma viagem ao município de Nova Petrópolis, referência nesse segmento contando com associação e evento que atrai inúmeros turistas nessa época do ano conhecido como Festival da Primavera.

Além deste curso, outros estão sendo planejados para sua retomada. No início do ano alguns até chegaram a ser realizados com todos os cuidados preventivos adotados, como jardinagem e manejo integrado de pragas, porém para a segurança dos alunos, decidiu-se pela suspensão.

Entre as instituições parceiras do Centro Regional de Treinamento de Produtores Rurais, está o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Senar, Sindicato Rural e Emater.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais