Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
10:00:00
Gente Nossa
14:00:00
 
 

Expointer 2024: Touro da Cabanha 53 de Ruy Barreto é o grande Campeão da Raça Santa Gertrudis

por Rudimar Galvan

Primeiro julgamento de bovinos de corte foi realizado neste domingo, na pista central do Parque de Exposições Assis Brasil

Com 27 meses, touro Viking 53, da Cabanha 53, de Lagoa Vermelha, pesa hoje 848 quilos
Foto: Divulgação/Camila Cunha/Correio do Povo

O touro Viking 53, da Cabanha 53, de Lagoa Vermelha, conquistou o título de grande campeão da raça Santa Gertrudis, no primeiro julgamento de bovinos de corte realizado na 47ª Expointer, neste domingo, 25. O animal, pertencente ao criador Ruy Barreto, ficou com título de reservado na edição de 2023 da feira. A matriz vencedora foi Hannabi SVO, do Sítio Vô Osvaldo, de Laurimar Zenevich, estabelecido em São José do Ouro.

“Ano que vem, ele vem de novo”, disse Barreto, com o touro Viking 53 ostentando as rosetas de premiação obtidas no ano passado e agora. Atualmente, o animal pesa 848 quilos. “Vai a mil e tanto”, garante o criador, salientando os 27 meses de idade do bovino.

Zenevich, por sua vez, afirmou que a vitória de Hannabi SVO é o resultado de “cinco anos de trabalho árduo, mas um trabalho compensador e gostoso”. O Sítio Vô Osvaldo concorreu sozinho na avaliação de terneiros. O campeão foi Curupira SVO. O reservado, Caborteiro SVO. Ambos os exemplares têm oito meses de idade. “Eles têm três dias de diferença um do outro”, explicou Zanevich.

Cinco animais

No total, cinco animais estavam inscritos para o julgamento. Barreto, que também preside o núcleo gaúcho da Associação Brasileira de Santa Gertrudis, disse que, no próximo ano, pelo menos 80 exemplares estarão na pista no Parque Exposições Assis Brasil. O aumento no número de concorrentes se dará com a presença de bovinos oriundos de São Paulo, cuja participação se tornará possível diante de uma provável evolução na situação sanitária naquele Estado. Barreto afirmou ainda que pretendia inscrever uma dezena de bovinos na avaliação, mas terminou negociando nove deles com um produtor de Goiás.

O julgamento deste domingo ficou a cargo de Clairton Emerim Marques. Aos 80 anos, Marques é considerado o mais antigo jurado da raça Santa Gertrudis em atividade no Brasil.

*Correio do Povo

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais