Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Cookies e Política de Privacidade
A Tua Rádio utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tóxica para bovinos, Secretaria recomenda técnicas para controle da maria-mole

por Ricardo Silva
Foto: Divulgação

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) publicou Comunicado Técnico com orientações para que produtores rurais possam fazer o controle da maria-mole (g. Senecio), um tipo de planta  comum no Rio Grande do Sul, mas tóxica para os bovinos, causando prejuízos para esta cadeia produtiva. A publicação, editada pelo Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária, está disponível de forma gratuita em www.agricultura.rs.gov.br/publicacoes.

A publicação informa sobre quais as condições favoráveis para o crescimento e propagação da maria-mole, medidas para seu controle e recomendações gerais para evitar que os bovinos comam este tipo de planta.

A ingestão da maria-mole pelos bovinos causa a seneciose, uma intoxicação fatal. No Rio Grande do Sul, no percentual geral atribuído às mortes por plantas, mais de 50% devem-se à intoxicação por este tipo de planta. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais