Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

MARIA MOLE: Planta tóxica que mata até 42 mil cabeças de gado por ano no Rio Grande do Sul

por Rudimar Galvan

Alerta foi divulgado pela Secretaria da Agricultura do Estado, em evento da Emater-RS

Parte das propriedades do município de Eldorado do Sul estão com uma infestação "muito alta" de uma planta da espécie Senécio madagascariensis, popularmente conhecida como "maria-mole" que é extremamente tóxica ao gado.

Esta planta é responsável, no Estado, pela morte de 30 mil a 42 mil cabeças por ano. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 20, pela Secretaria Estadual de Agricultura, em evento promovido pela Emater-RS.

"Plantas do gênero Senecio são as mais importantes no Rio Grande do Sul sob o ponto de vista toxicológico, causando graves prejuízos à cadeia produtiva da bovinocultura", confirmou, em nota da pasta, o pesquisador Fernando Castilhos Karam, do Laboratório de Histopatologia do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Saúde Animal Desidério Finamor.

"A letalidade é praticamente 100%." Segundo a secretaria, por razões ambientais e características fenológicas, a planta é abundante e se tornou a maior causa de morte de bovinos no Estado, oscilando em algumas regiões com a tristeza parasitária bovina). "A lotação animal maior que a oferta de pasto parece ser o principal fator que favorece a ingestão, o que é comum de ocorrer no outono/inverno, justamente quando a maioria das espécies está em crescimento e quando concentram maior teor tóxico", detalha o técnico na nota.

A mesma pesquisa será executada no município de Guaíba (RS) em 2024. "O estudo pode ser extrapolado para outras unidades ou regiões, já que a planta ocorre em todo o Estado", finaliza.

 

Informações: CP

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais