Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Grito da Terra Brasil reune 3 mil pessoas em Santa Maria

por Flavio Webber

Os agricultores sairam frustrados do evento

Lindomar do Carmo Moraes – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Vermelha e Capão Bonito do Sul
Foto: Divulgação

A cidade de Santa Maria recebeu nesta quarta-feira (20) cerca de 3 mil agricultores familiares de 23 regionais sindicais da Fetag. A mobilização fez parte das manifestações do 21° Grito da Terra Brasil 2014. Em Brasília, a Contag e suas 27 Federações continuam pressionando o governo federal em busca de respostas à pauta nacional.

Conforme Lindomar do Carmo Moraes, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Vermelha e Capão Bonito do Sul, o governo quer diminuir o crédito para a agricultura familiar, corte de 40% no orçamento no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a proposta de aumento nos juros do Pronaf, bem como no Proagro, que hoje é de 2% e passaria para 3%, e a cada utilização será acrescido de 1% até chegar em 6%. Isso é um verdadeiro absurdo, caso seja confirmado”, enfatiza Lindomar.

O líder sindical afirma que a mobilização dos agricultores aguardava o anuncio do Governo em relação aos pedidos do Grito da Terra Brasil 2015. Dois ônibus de agricultores de Lagoa Vermelha participaram do evento, na sua 21ª edição. "Mais uma vez a presidenta Dilma nos enrolou”, ficou para hoje o anuncio do plano Safra/2015.

O governo federal tem insistido em elevar impostos, cortar os recursos essenciais para a habitação, trancando o Programa Nacional de Crédito Fundiário, enfim temos que mobilizar e mostrar a nossa força e organização”, revela Lindomar.

De acordo com Lindomar do Carmo Moraes, a presidenta receberá uma comissão da Contag hoje à tarde, onde é aguardada uma posição do governo federal para as reinvidicações do Grito da Terra Brasil.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais