Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Inspetoria Veterinária se manifesta sobre a possibilidade de confirmação de mormo na região

por Rudimar Galvan

Criadores de equinos e promotores de evento devem ficar em alerta

Região em alerta em razão ao Mormo. A confirmação foi feita pela Inspetoria Veterinária e Zootécnica de Lagoa Vermelha. Um cavalo, adquirido em Santa Catarina apresentou um teste positivo para a doença do mormo. Há três meses o animal havia feito o teste e negativado. Nesta semana outro teste apontou como positivo para a doença. Segundo a IVZ o teste de confirmação foi realizado no município de São Jorge.

Neste período de trânsito, o animal que era de propriedade de um morador de Tupanci do Sul, esteve em Lagoa Vermelha e hoje está em uma propriedade do município de São Jorge. As três propriedades e o animal estão isolados, até que seja feito um novo teste para a confirmação da doença.

O material já foi coletado e encaminhado para análise em Pernambuco, sendo que o resultado dessa segunda análise, que vai confirmar ou não a doença, deve estar concluído em no máximos duas semanas. Em caso de confirmação da doença, a IVZ deve adotar medidas de controle na região, inclusive com o abate do animal.

Em entrevista a Rádio Cacique, Márcio Chilante, Chefe da Inspetoria Veterinária e Zootécnica falou sobre a situação e alertou criadores de equinos e promotores de evento.

Ouça reportagem na íntegra:

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais