Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Produtores têm até 30 de janeiro para escolher modelo de pagamento do Funrural

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Advogado Felipe Bergamaschi orientou agricultores em entrevista

Imagem ilustrativa
Foto: Canva

O Funrural, Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural, é uma contribuição previdenciária que incide sobre a receita bruta da comercialização do produtor rural. Para esclarecer dúvidas e discutir o sistema, a Tua Rádio Cacique ouviu o advogado Felipe Bergamaschi.

Bergamaschi ressaltou a importância da escolha entre duas formas de contribuição, que pode ser feita até o dia 30 de janeiro de cada ano. O produtor pode optar por recolher o Funrural sobre a folha de pagamento dos funcionários ou sobre a comercialização dos produtos. Essa escolha impacta diretamente na carga tributária, e o advogado enfatizou a necessidade de análise caso a caso.

O especialista explicou que algumas situações são isentas da contribuição, como a produção rural destinada ao plantio ou reflorestamento. Produtos como sêmen, matrizes de suínos, ovos férteis e animais destinados à reprodução também são exemplos de casos isentos. Ele alertou para a importância de os produtores estarem atentos a essas isenções para evitar pagamento indevido.

Restituição de valores

Bergamaschi abordou a possibilidade de restituição de valores pagos indevidamente. Produtores que tenham sofrido retenções indevidas podem consultar o Extrato da Contribuição ao INSS (e-CAC) para identificar essas retenções. A restituição pode ser solicitada administrativamente, mediante processo aberto pelo contador junto à Receita Federal.

Para produtores que têm empregados, Bergamaschi destacou que a escolha entre folha de pagamento e comercialização depende de fatores como o número de funcionários e o volume da produção. Ele salientou que não há uma fórmula matemática única, sendo necessária uma análise específica para cada caso. A escolha, feita até 30 de janeiro, é válida para todo o ano.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais