Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Lagoa Vermelha adere ao Sistema de Inspeção de Produtos de Origem Animal, ampliando mercado para agroindústrias

Baixar Áudio por Luiz Calderan

Novo patamar de qualidade e abrangência dá condições de comercialização nacional para as agroindústrias

Foto: Ricardo Silva/Divulgação

Ao final do mês de novembro, 25 consórcios públicos municipais de oito estados brasileiros receberam o título de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Lagoa Vermelha faz parte de um consórcio que aderiu ao sistema.

O vereador do Progressistas e chefe da Emater do município, Josmar Veloso, explicou o que muda a partir de agora com esta nova classificação. “Hoje o município possui o Sistema de Inspeção Municipal (SIM), em que envolve toda a questão de cuidados com o produto, parte sanitária, buscando que esse produto chegue ao cliente com o máximo de qualidade possível, porém com restrição somente em âmbito municipal. Então, o que se ganha com esse sistema de inspeção, é que o produtor possa comercializar o seu produto em todo o país”, esclarece.

Ivonir Minozzo, secretário da Agricultura, também comentou a respeito da nova modalidade de segurança sanitária e alimentar de agroindústrias, micro e pequenos empreendedores. Embora a exigência do Sistema tenha tornado os processos burocráticos, não é algo estranho para os produtores. O secretário ressaltou que o Mapa exige que todas as atividades realizadas dentro da indústria sejam documentadas minuciosamente, o que garante maior segurança e qualidade aos produtos.

Além disso, o vereador Veloso mencionou que o poder Legislativo municipal aprovou um projeto nesta semana para auxiliar as agroindústrias locais com os exames laboratoriais exigidos pelo SISBI. Esses testes, que devem ser realizados a cada seis meses, possuem um custo elevado, e a aprovação desse projeto visa facilitar o acesso a esses recursos, apoiando o desenvolvimento das agroindústrias do município.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais