Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Ingrediente da Cerveja: Red Lake Hops produz lúpulo em Lagoa Vermelha

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Sócios Darli Bussolotto e João Eduardo Lemos cultivam a planta há três anos

Há três anos, João Eduardo Lemos e Darli Bussolotto iniciaram em Lagoa Vermelha um negócio pouco comum no Brasil: uma plantação de lúpulo. O ingrediente é amplamente utilizado na fabricação de cervejas e confere à bebida aroma e sabor característicos.

Em entrevista à Tua Rádio Cacique, os dois contaram que a ideia de cultivar a planta partiu da esposa de Lemos, que é mestre cervejeira. A partir da sugestão, os sócios colocaram em prática o projeto inicial, com 50 pés de lúpulo. Atualmente, a lavoura da empresa batizada de Red Lake Hops conta com mil mudas.

A variedade cultivada por eles, lúpulo cascade, alcança seis metros de altura e a estrutura de suporte das plantas é igualmente grandiosa. “Pegou pouco espaço. Dá muito mais é mão de obra”, conta Bussolotto. Pelo volume vertical, a área total cultivada não chega a um hectare.

Em razão do clima desta região, a Red Lake Hops consegue colher uma safra por ano. A brotação ocorre em setembro, as plantas atingem altura plena em janeiro e, em fevereiro, começa o monitoramento para a colheita.

O lúpulo lagoense já utilizado por cervejarias gaúchas. A fazenda também recebe visitantes, interessados na produção, vindos do RS e outros estados. Lemos conta que a planta também está sendo utilizada na fabricação de licor. Ouça a entrevista e saiba mais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais