Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Expodireto: Produção de carne bovina é tema trazido por Roberto Barcellos, Engenheiro Agrônomo

Baixar Áudio por Diones Pimentel

Apesar de possuir um rebanho estimado em 200 milhões de cabeças de gado, contra 90 milhões nos Estados Unidos, a produção brasileira ainda é 20% inferior

Roberto Barcellos
Foto: Divulgação

A produção de carne bovina enfrenta desafios e oportunidades globais, conforme apontado pelo engenheiro agrônomo Roberto Barcellos. Segundo ele, diversos países estão reduzindo sua produção devido a fatores climáticos, políticos e filosóficos, além de mudanças geracionais. 

Diante dessa situação, o Brasil e o Paraguai emergem como grandes oportunidades para suprir a crescente demanda global por carne bovina. 

Apesar de possuir um rebanho estimado em 200 milhões de cabeças de gado, contra 90 milhões nos Estados Unidos, a produção brasileira ainda é 20% inferior.

Essa diferença se deve a fatores como o uso de implantes anabolizantes e a maior intensificação da produção nos Estados Unidos, principalmente através da terminação em confinamento. Outro ponto relevante é o peso das carcaças: enquanto dois animais abatidos nos EUA equivalem a três no Brasil, isso evidencia um potencial de ganho de eficiência produtiva no país. 

A integração lavoura-pecuária tem impulsionado a produção em estados como Mato Grosso e Goiás, que apresentam alta produtividade de pastagens após a agricultura. No entanto, estados como o Rio Grande do Sul enfrentam desafios competitivos, pois a produção em outras regiões do país abastece seus mercados internos. Assim, surge a estratégia de apostar na produção de carne de alto valor agregado, voltada para consumidores mais exigentes das grandes capitais brasileiras. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais