Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Falta de chuvas preocupa produtores da região, adverte gerente da Emater

Baixar Áudio por Luiz Calderan

Ausência de precipitações impacta no desenvolvimento das culturas de verão

Chuva é fundamental para o desenvolvimento do milho grão e milho silagem
Foto: Divulgação/Emater RS-Ascar

A atual escassez de chuvas na região impacta diretamente nas culturas agrícolas de verão. Após um inverno excessivamente chuvoso em 2023, seguido por meses de precipitação em excesso, a ausência repentina de chuvas agora gera preocupações entre os produtores. O gerente regional da Emater-RS/Ascar de Passo Fundo, Dartanhã Luiz Vecchi, concedeu entrevista a Tua Rádio Cacique, esclarecendo sobre a falta de chuvas.  

Vecchi apontou que o inverno chuvoso anterior resultou em perdas na qualidade e rendimento do trigo, devido ao grande índice de umidade. “As perspectivas relacionadas ao fenômeno ‘El Niño’, se consolidaram. Outubro e novembro também foram meses com um excesso de chuva. O trigo ficou com uma má qualidade, menores rendimentos e sofreu com doenças”, comenta. Agora, com a falta de chuvas para as culturas de verão, especialmente a soja e o milho, as lavouras em desenvolvimento vegetativo estão mostrando sinais de deficiência hídrica. 

Apesar das previsões de chuva, Vecchi ressaltou as imprecisões nas previsões meteorológicas. A falta de chuvas já é visível em Lagoa Vermelha, Caseiros e Ibiraiaras, com lavouras exibindo os efeitos da ausência de umidade. 

Vecchi informou que cerca de 80% das lavouras de soja da região estão em desenvolvimento vegetativo, com 20% entrando na fase de floração. O gerente da Emater expressou sua esperança por chuvas, sem prejuízos, visando uma colheita satisfatória. 

Ao encerrar a entrevista, ele compartilhou informações sobre os trabalhos e preparativos contínuos para a ExpoDireto Cotrijal 2024, que ocorre em março. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais