Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Exames de mormo passam a ter validade de seis meses

por Rudimar Galvan

Sossella celebra ampliação da licença de trânsito de equinos negativos de mormo no RS

Encontro que anunciou decisão foi em Porto Alegre.
Foto: Wilson Cardoso.

O deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) participou na segunda-feira (6) da reunião na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado com representantes de entidades de criadores de equinos. Durante o encontro foi anunciada a ampliação para seis meses da permissão de trânsito de equinos com exame negativo de mormo no RS.

“Esta é uma grande conquista para nossos pecuaristas, que contou diretamente com a nossa participação nesta luta. Sabemos o quanto isso irá contribuir para que os proprietários de animais tenham condições de aplicar exames, além de garantir a realização de eventos que contam com cavalos, como rodeios e desfiles, tão característicos de nosso Estado”, destacou Sossella.

Na reunião foram apresentadas as informações sobre a incidência de mormo no Estado. De acordo com o levantamento, 180.052 animais foram testados em 489 municípios, de junho de 2015 a abril de 2016. Destes, 179.944 foram negativos, com 62 casos positivos confirmados, o que representa 0,034%, considerada uma prevalência extremamente baixa. O RS possui mais de 111 mil propriedades com equinos no RS, em uma população de 529 mil cavalos.

O Grupo de Trabalho do Mormo teve a participação de Gustavo Diehl e Rita Domingues, fiscais estaduais agropecuários e médicos veterinários do Programa de Sanidade de Equídeos/RS; Marcelo Gocks chefe da Divisão de Defesa sanitária Animal; Antônio Augusto Medeiros e Daniela Azevedo, fiscais estaduais agropecuários médicos veterinários da Seção de Epidemiologia e Estatística da Divisão de Controle de Informações Sanitárias;professor doutor Luis Gustavo Corbellini do Epilab/UFRGS e Alícia Farinatti e Bernardo Todeschini, fiscais federais agropecuários médicos veterinários do Serviço de Saúde Animal – SSA/DDA/SFA-RS/Mapa.

A reunião contou com a presença do secretário de Agricultura, Ernani Polo; o chefe do serviço de saúde animal da superintendência do Ministério da Agricultura no RS, Bernardo Todeschini; os deputados estaduais Sérgio Turra, Adolfo Brito e Juvir Costela, representantes dos deputados estaduais Jorge Pozzobon, Frederico Antunes e Edson Brum, representantes dos deputados federais Jerônimo Goergen e Afonso Hann, representantes do MTG, Federação Gaúcha de Laço, Associação de Criadores, IGTF, CRMV, Fetag, Farsul da Câmara Setorial de Equinos e equipe técnica da secretaria da agricultura e do ministério da agricultura.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais