Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Música e Informação
06:30:00
 
 

Prefeitura investe R$70 mil no incentivo à produção de pequenos frutos e pomares

por Rudimar Galvan

Programa Agregar já está trazendo resultados aos produtores rurais contemplados

Criado em outubro de 2021 através da Lei Municipal 7.765, o Programa Agregar já está trazendo resultados aos produtores rurais contemplados. Com o primeiro edital lançado no início deste ano através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Emater/RS, 10 produtores rurais foram selecionados e receberam 7 mil reais cada, como forma de incentivo à produção de pequenos frutos e pomares.

O Programa Agregar é uma iniciativa da Administração Municipal e tem como propósito fomentar a diversidade da produção de alimentos em Lagoa Vermelha, ampliando a matriz produtiva do Município e, por consequência, proporcionando novas fontes de renda aos agricultores familiares.

As principais atividades implementadas pelos produtores selecionados pelo Agregar são:  morango hidropônico, framboesa, plantas medicinais, citrus e alface hidropônico. A seleção dos projetos passa pela análise do Conselho Agropecuário e um dos pré-requisitos é ter realizado a capacitação através do Centro Regional de Treinamentos de Produtores Rurais (Certrep).

Há poucos dias o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Dalvan Costa, visitou uma das propriedades contempladas pelo Programa Agregar para expansão de produção de framboesa. É propriedade de Valdomiro De Tofano e Edarinda (Eda) Kuiava De Tofano, na localidade Fátima dos Candeias. 

No local, os produtores já trabalham há 4 anos com produção de morangos, onde possui 25 mil pés da fruta. Agora, com o auxílio do Programa Agregar, foi possível investir em uma nova cultura, neste caso, o cultivo de framboesa. No total, o casal plantou 4 mil pés do pequeno fruto.

“Além do acompanhamento dos extensionistas da Emater, nós tivemos este suporte financeiro da Prefeitura que nos ajudou neste pontapé inicial para diversificar nossa produção”, comentou Eda. A expectativa com os 4 mil pés da fruta é colher, no mínimo, 8 toneladas de framboesa por safra. 

O secretário Dalvan Costa destacou a importância do Programa Agregar para o desenvolvimento de Lagoa Vermelha. “A secretaria da Agricultura e Meio Ambiente tem sido protagonista em ações de incentivo à produção, e o nosso papel enquanto agente público é mostrar à comunidade os resultados”. Nos próximos dias, o secretário Dalvan deve realizar novas visitas aos demais produtores contemplados, para acompanhar o desenvolvimento do Programa.

*ASCOM-PMLV

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais