Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

41ª Reunião de Pesquisa de Soja da Região Sul acontece de 9 a 11 de agosto na UPF

por Rudimar Galvan

Evento acontece juntamente com o Seminário Técnico da Soja e com a Feira Tecnológica

A soja é um dos principais cultivares da região.
Foto: Divulgação

Discutir, avaliar e validar novas tecnologias para o complexo soja, proporcionando um grande encontro entre pesquisadores, estudantes e técnicos que buscam as novidades e, principalmente, a transferência de tecnologias para aumentar as produtividades das lavouras é o objetivo da 41ª Reunião de Pesquisa de Soja da Região Sul (RPSSul), que será realizada de 9 a 11 de agosto na Universidade de Passo Fundo (UPF).

A Reunião de Pesquisa de Soja é o principal fórum do complexo soja da Região e acontece juntamente com o Seminário Técnico da Soja e a Feira Tecnológica. O evento é promovido pela Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UPF, pela Apassul e pela Embrapa Soja e será realizado no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo, Campus I, em Passo Fundo. A RPSSul oportuniza aos produtores rurais, técnicos e estudantes e ao público participante as melhores oportunidades para atualizar seus conhecimentos e fazer negócios.

De acordo com o professor Benami Bacaltchuk, um dos coordenadores do evento, trata-se de uma reunião técnica para definir recomendações, um seminário técnico e também uma feira de tecnológica de soja. Ele explica que a reunião técnica terá recomendações a pesquisadores, extensionistas e empresas que geram tecnologias e produzem insumos, que encontram no evento a oportunidade de discutir o modo como esses produtos e processos vão entrar no sistema produtivo. “Existem seis áreas de conhecimento agronômicos. Cada uma das áreas e cada empresa devidamente credenciadas na comissão vão participar com interferências sobre as novas cultivares recomendadas, os novos produtos químicos, as diferenças no aspecto de administração na fisiologia de plantas e meio ambiente”, comenta.

Sobre o Seminário Técnico, Bacaltchuk destaca que durante todo o evento haverá palestras que apresentarão a visão estratégica da soja no mercado, baseado na visão de um sistema. “Haverá palestras técnicas sobre a visão da soja no sistema produtivo conservacionista, a fisiologia vegetal agregando ou estimulando valor do material genético disponível, comportamento das cultivares e os ensaios regionais, além da visão de genética para o desenvolvimento da soja na atual conjuntura social e econômica e a presença do Brasil no mercado como um todo”, aponta.

A Feira Tecnológica, conforme o coordenador, é uma inovação desta edição. “A intenção é permitir que empresas ligadas ao agronegócio soja possam apresentar seus produtos e carteiras de negócios. Produtores, extensionistas, técnicos especialistas em soja, industriais, assistentes técnicos que, ao estarem aqui, possam também ver o que existe de produtos tecnológicos no mercado”, conclui.

Programação e inscrições
A programação completa do evento pode ser acessada no site www.rpspassofundo.com.br. No endereço eletrônico, também podem ser realizadas as inscrições para a RPSSul. Para alunos do curso de Agronomia e do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UPF, não há valor de inscrição. Para demais estudantes, professores, pesquisadores e outros profissionais, o investimento é de R$ 70,00.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais