Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Dia de Campo da Família Coasa reúne 1.300 pessoas

por Rudimar Galvan

Evento aconteceu nesta quinta-feira, 03/03, em Água Santa

A Coasa recebeu seus associados nesta quinta-feira, 03/03, em Água Santa, para o Dia de Campo da Família Coasa. Com o tema “cooperar, evoluir e transformar”, a programação teve uma série de atividades, neste que foi um dos maiores eventos já promovidos pela cooperativa. O intuito da programação foi a troca de informações e de conhecimentos, além da interatividade com o associado. Pelo menos duas palestras foram realizadas no dia, uma sobre o manejo da cigarrinha do milho e outra sobre o empoderamento feminino. 

Pela manhã, os mais de 1300 participantes foram recebidos na área experimental, localizada na ERS 428 – quilômetro 03. Neste local aconteceu a visitação em parcelas de soja de pelo menos sete empresas parceiras, incluindo novas cultivares e novas tecnologias para a cultura, com suas respectivas informações de manejo. Ou, então, a visitação na horta biodiversa mantida pela cooperativa. Em ambas as situações, buscou-se apresentar a máxima realidade das culturas, que neste ano encontraram os desafios impostos pela estiagem. Também na área experimental houve demonstração de cultivares de milho e presença de parceiros nos segmentos de nutrição foliar e fertilizantes. 

Por volta de 11h30 foi servido o almoço, já na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, onde foi desenvolvida a programação da tarde. Num primeiro momento, aconteceu a assembleia geral ordinária, onde foi aprovado por unanimidade o balanço financeiro da cooperativa relativo a 2021, ano em que foi verificado um acréscimo de 62% no faturamento da Coasa, chegando a R$ 1 bilhão e 91 milhões, com sobras superiores a R$ 34,8 milhões. 

 Na ocasião, também aconteceu a eleição do Conselho Administrativo e do Conselho Fiscal da Coasa. Orildo Germano Belegante foi reconduzido ao cargo de presidente da cooperativa. Ao seu lado, Roberto José Felini foi eleito como vice-presidente e Aline Perozzo Bacega como secretária. O Conselho Administrativo também elegeu mais seis conselheiros efetivos e três suplentes, em ordem: Martinho João Bragagnolo, Luciane Secco Darli, Angelo Grisa, Claudino Domingos Bonora, João Carlos Luvison, Pedro Colet Sobrinho, Marcelo Stolfo, Almir Antônio Rodrigues e Delazir Casagrande. Já a formação do Conselho Fiscal ficou definida com Marli Terezinha Tibola, Jucelene Demarqui Favaretto, Antoninho Dalla Costa, Delvo Rigo, Alexandre Maschio e Orlei Fabiano Segala. 

Também na Gruta Nossa Senhora de Lourdes aconteceu a feira e exposição, com diversos estandes de parceiros – incluindo instituições financeiras e do Departamento Técnico da Coasa. Entre eles, espaços para máquinas e implementos agrícolas, sistemas de irrigação, técnicas de agricultura de precisão - especialmente de nutrição do solo, informações sobre seguro rural, demonstração de plantio de pastagens para o gado de leite e explicações sobre a tecnologia de aplicação por drones. 

Ainda como parte da programação do Dia de Campo da Família Coasa, aconteceu a exposição produtos da agricultura familiar e artesanatos, onde agricultoras associadas puderam comercializar alimentos ou artesanatos produzidos por elas mesmas. No local também houve espaço outros empreendimentos como orquidário, floricultura, espaço do mel, espaço de produtos naturais como sabonetes, difusores, óleos essenciais, blends e cosméticos, além de perfumaria botânica, fitocosméticos e alimentos naturais. 

Na avaliação dos gestores da cooperativa, o novo modelo do Dia de Campo da Família Coasa – que concentrou também a programação de outros eventos tradicionais como o Encontro de Mulheres e a própria assembleia geral ordinária buscou trazer novidades e inovações que estão chegando para a agricultura, além de oportunizar para a agricultura familiar expor e comercializar artesanatos e alimentos produzidos pelas famílias associadas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais