Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Associado da Coasa recebe certificação máxima no Projeto Operação 365

Baixar Áudio por Everton Meneguzzi
Propriedade de Paulo César Caumo
Foto: Divulgação/Coasa

Estimular a agricultura sustentável utilizando cobertura de solo o ano todo. Essa é uma das linhas de ação da Operação 365, projeto desenvolvido por meio de parceria entre a Embrapa Trigo e a Universidade de Passo Fundo com a Rede Técnica Cooperativa, a RTC, da Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL). Lançada em novembro de 2021, a Operação 365 busca incentivar técnicas de melhoria da qualidade do solo com práticas agrícolas capazes de aumentar a rentabilidade no campo e, ao mesmo tempo, amenizar o impacto ambiental da atividade. O produtor Paulo César Caumo, associado da Coasa na filial de Santa Cecília do Sul, foi o primeiro produtor gaúcho a chegar na certificação black. Em entrevista à Tua Rádio Cacique, o integrante do departamento técnico da cooperativa, Ronaldo Scariot falou sobre esse projeto.

Conforme Ronaldo Scariot, do departamento técnico da cooperativa e que assessora o agricultor, na propriedade foi pensado na correção de solo para evitar a compactação e é utilizado o sistema de plantio direto consolidado, com rotações de duas safras de verão - soja e milho, além das culturas de inverno, trigo ou aveia branca, que também revertem lucro para o associado.

Na metodologia do projeto, já ocorreram observações e avaliações da estrutura do solo e do sistema de produção em talhões agrícolas da safra 2021/2022, considerando que o objetivo do programa é a produção sustentável de grãos. Também faz parte do processo a aplicação de um questionário ao produtor, para detalhar os manejos efetuados e mensurar o grau de qualificação de cada sistema produtivo. Técnicos capacitados pelo programa são os profissionais que atuam como certificadores e são três níveis de certificação: diamante, platinum e black - a mais elevada. Ouça a entrevista.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais