Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Produtor associado da Coasa é destaque no Desafio de Máxima Produtividade de Soja

por Rudimar Galvan

Nas parcelas avaliadas pelo CESB, Jair Scariot obteve produtividade de 92 sacas por hectare

O resultado do 14º Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja, realizado pelo CESB - Comitê Estratégico Soja Brasil e considerado o termômetro da produtividade da sojicultura brasileira, foi divulgado no final de junho e trouxe, entre os destaques, a classificação do produtor Jair Scariot, associado da Coasa na unidade de Gentil.

O concurso deste ano avaliou, por meio de laudos e relatórios de auditoria, grãos de mais de 5.400 produtores de cinco regiões brasileiras produtoras de soja, nas categorias lavoura irrigada e sequeiro. Scariot obteve a oitava colocação no Rio Grande do Sul, a sexagésima primeira da Região Sul (reunindo além de produtores gaúchos, os catarinenses e paranaenses) e, em nível nacional, ficou na posição 164.

Criado em 2008, o Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja, tem por objetivo, segundo o CESB, incentivar o rompimento de tetos produtivos da soja brasileira. Conforme o comitê organizador, o Desafio CESB tem demonstrado resultados nos últimos anos, pois os sojicultores inscritos têm apresentado índices de produtividade superiores à média nacional.

Jair Scariot tem a assistência técnica de Catio De Conto, profissional do Departamento Técnico da Coasa na Filial de Gentil e neste ano teve o assessoramento de Alex Danielli, da Timac Agro. O fertilizante usado foi o Inrizza que tem como principal característica a tecnologia MCZ que é a sinergia entre nutrientes protegidos e substâncias provenientes de algas, que aumenta a conexão entre planta, raiz, solo, nutrientes e amplia a bioatividade do solo.

O produtor possui, ao todo, 550 hectares de terras em municípios da região onde, na safra passada, obteve a média de produtividade de 74 sacas de soja por hectare. A área inscrita no concurso está localizada na Comunidade de Campo do Meio, no município de Gentil/RS. O trabalho foi intensificado em 140 hectares plantados mais no tarde, em 01/12, o que favoreceu o potencial produtivo, apesar dos desafios apresentados pela estiagem. A média de produtividade alcançou 86 sacas por hectare.

“A chuva voltou na metade de janeiro e essa soja se desenvolveu bem, mostrando que a cultura tem potencial mesmo quando a lavoura é implantada fora do período considerado normal”, avalia Catio. Nas parcelas que foram avaliadas no Desafio CESB, foram colhidas 92 sacas por hectare, índice que conferiu a classificação de Scariot no 14º Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja. “Foi um trabalho em conjunto entre o produtor, o Alex da Timac Agro e eu, como técnico da Coasa”.

“Gostaria de agradecer o apoio e suporte de toda a Unidade de Gentil por acreditarem na nossa proposta de trabalho. Meu agradecimento pela ajuda e comprometimento nas avaliações realizadas e acompanhamento da área durante todo o ciclo”, disse Scariot, que tem ao seu lado os três filhos, Oberdan, Edivan e Renan.

*ASCOM - COASA

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais