Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Aftosa: 30 mil cabeças de gado devem ser vacinadas em Lagoa Vermelha.

Baixar Áudio por Ricardo Silva
Foto: Divulgação

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa começou nesta quarta-feira (1º) e segue até dia 31 de maio em todo o Rio Grande do Sul. A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) espera que sejam imunizados 12,5 milhões de bovinos e bubalinos. A meta é alcançar cobertura vacinal superior a 90%.

Somente em Lagoa Vermelha 30.210 cabeças de gado devem ser vacinadas, em Capão Bonito do Sul a meta é vacinar a totalidade do rebanho, 13.150 animais, e em Caseiros outros 7.462 bovinos.

A vacina passou a ser bivalente, permanecendo a proteção contra os vírus tipo “A” e “O” e as apresentações comercializadas agora serão de 15 e 50 doses. A composição do produto também foi modificada. A nova fórmola deve acabar com os nódulos que surgem após a aplicação.

O prazo máximo para a comprovação da vacinação é de cinco dias úteis após o término da etapa. Aqueles que não comprovarem a vacinação serão autuados, conforme determinação do Decreto Estadual 52.434/2015, e terão a propriedade interditada até a regularização dos procedimentos.

A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa e de rápida disseminação, com impactos econômicos e sociais nos locais onde ocorre. Os últimos focos da doença no Estado ocorreram nos anos 2000 e 2001.

No ano passado Lagoa Vermelha conseguiu vacinar 96% do rebanho na etapa de reforço que aconteceu em novembro.

O chefe da Inspetoria Veterinária do município falou sobre a campanha e a mudança na fórmula do medicamento. Ouça a entrevista com Márcio Quilante:

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais