Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Serafina Corrêa realiza tradicional Concurso de Culinária

por Eduardo Cover Godinho

Evento, realizado no salão paroquial Paulo VI, reuniu cerca de 120 pessoas

Pelo sexto ano, a Emater/RS-Ascar e o Conselho de Clubes de Mães de Serafina Corrêa, com o apoio de diversas entidades locais, promoveu o Concurso de Culinária, que neste ano foi de sopas. O evento, realizado no salão paroquial Paulo VI, reuniu cerca de 120 pessoas e contou com a presença da diretora administrativa da Emater/RS, Silvana Dalmás, e do prefeito Ademir Presotto. O objetivo foi resgatar receitas antigas, que passam de geração em geração, e suas histórias, como forma de valorizar a cultura e divulgar pratos econômicos e saudáveis, elaborados sem o uso de aditivos químicos.

Doze sócias de Clubes de Mães e Grupos de Senhoras concorreram com suas receitas, sendo que cinco foram classificadas e ganharam uma limpeza de pele e brindes, e o primeiro e segundo lugares também receberam books fotográficos e maquiagem. A comissão julgadora avaliou o rendimento, a apresentação, a história, o aproveitamento dos alimentos e o sabor do prato.

Na ocasião, também foram entregues saquinhos com sementes para serem partilhadas nos grupos de mulheres e vasos com mudas de temperos verdes plantadas pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos da Apae, do município, através do projeto que a Emater/RS-Ascar tem em parceira com o Hospital Nossa Senhora do Rosário e a Apae. Houve, ainda, relato do projeto desenvolvido pela Emater/RS-Ascar, junto com a Secretaria da Saúde do município, para o levantamento do índice de massa corporal e problemas de saúde associados nos grupos de mulheres, e posterior encaminhamento aos profissionais da saúde, de acordo com a necessidade. Nesta ação, que visa à melhoria da qualidade de vida, a Emater/RS-Ascar também irá trabalhar com mais ênfase o uso de alimentos integrais e saudáveis. Outra atividade realizada foi a escolha da Mãe do Ano, sendo que o título ficou com Gema Scritori, do Clube de Mães Nossa Senhora de Fátima.

Melhores receitas:
1º lugar: Sopa de Caldo - Brodo, de Maria Turra Soccol, Clube de Mães Flor da Primavera;
2º lugar: Sopa de Nhoquetti, de Neiva Strapazzon Dalmás, Clube Coração de Maria;
3º lugar: Sopa Preguiçosa, de Inédia Menegatti Begnini, Clube de Mães Unidas Venceremos;
4º lugar: Sopa de Grataréi, de Neiva Zampieron, Clube de Mães Coração de Maria;
5º lugar: Sopa Deliciosa, de Catarina Tereza Brighentti Faé, Clube de Mães Ideal.

Central de Conteúdo Unidade Rede Scalabriniana

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais