Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Corpo de Bombeiros Militar de Guaporé conta com ambulância para atendimentos de urgências e emergências

por Eduardo Cover Godinho

Viatura, adquirida em 2020 com recursos do Funrebom, está equipada e conta com profissionais capacitados para salvar vidas

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBM/RS) entrega para as 11 comunidades sob responsabilidade de atendimento – Guaporé, Dois Lajeados, Serafina Corrêa, Vista Alegre do Prata, Montauri, Casca, Santo Antônio do Palma, São Domingos do Sul, União da Serra, São Valentim do Sul e Vanini - mais um importante serviço. O 3º Pelotão da 1º Companhia do 7º Batalhão de Bombeiro Militar (7º BBM)/Passo Fundo, com sede em Guaporé, passa a contar com uma ambulância totalmente equipada para urgências e emergências.

A viatura, adquirida com recursos do Fundo Municipal de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros Militar (Funrebom), custou R$ 227,5 mil. O veículo Furgão Teto Alto para Ambulância Tipo “C” estava à disposição desde o mês de setembro quando foi entregue pela empresa vencedora do certame – Savar Veículos Ltda., porém, faltavam os equipamentos necessários para prestar o atendimento qualificado dos profissionais.

“Agora estamos com praticamente todos os recursos disponíveis na viatura e os bombeiros capacitados para salvar vidas. Sabemos o quanto é importante essa conquista para as comunidades. É bom deixar claro que o serviço será somado ao dos profissionais da área da saúde do SAMU que, por vezes, estão ocupados com outras demandas”, disse o comandante do CBM, de Guaporé, sargento Rebello.

A ambulância conta com: desencarcerador completo, com expansor, alargador e cortador de metal; três macas completas para imobilização de vítimas; imobilizador Ked Adulto e Infantil; três jogos de talas moldáveis para imobilização de fraturas; cilindro de oxigênio fixo e cilindro de oxigênio portátil; reanimador pulmonar manual (ambu) adulto e infantil; mochila de primeiros socorros (com oximetro de dedo e verificador digital de pressão); insumos para curativos e proteção a ferimentos e conter hemorragias; aspirador manual de secreção; alicate de corte; e colares cervicais de todos os tamanhos.

O atendimento, conforme Rebello, será executado para chamados para a Central de Operações (Telefone 193) desde que estes sejam de traumas, acidentes de veículos e trabalho, atropelamentos, entre outros. Atendimentos clínicos continuam sob atribuição dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/Telefone 192).

“Atenderemos todos os chamados de urgência e emergência. Por isso, pedimos que as pessoas tenham responsabilidade no momento do acionamento da equipe. Será fundamental a calma na hora de transmitir as informações para que os bombeiros possam chegar o mais rápido no local e efetuar a remoção da vítima para a unidade hospitalar”.

O Corpo de Bombeiros Militar, de Guaporé, é responsável pelo atendimento de urgência e emergência em 11 municípios e o contato é através dos telefones 193 ou (54) 3443.1766.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários