Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

10ª sessão ordinária marca o retorno de Zanatta à presidência da Câmara de Vereadores

por André Fabio Bresolin

Ele reassume no lugar de Antônio José Pandolfo (PTB) que trocou de sigla partidária

Polêmica e cercada de muito debate entre os 11 representantes do povo. Assim marcou-se a 10ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores, de Guaporé, realizada na segunda-feira, dia 13 de abril, nas dependências do vazio plenário Roberto Baldasso. A atividade, sem a presença do público e com todos os protocolos de saúde sendo cumpridos, também destacou-se pelo retorno de Jairo Elias Zanatta (MBD) para a presidência da Casa Legislativa. Ele reassume no lugar de Antônio José Pandolfo (PTB) que trocou de sigla partidária e quebrou o acordo firmado entre PDT e MDB em 2017.

Sem apreciação de projetos de Lei e Legislativa, os legisladores polemizaram quanto à redução nos vencimentos mensais durante o encaminhamento dos requerimentos para a Mesa Diretora. O debate foi acalorado e os ânimos se exaltaram, obrigando o presidente Zanatta a interromper a sessão por cinco minutos para organizar a atividade e verificar questões jurídicas dos pedidos dos vereadores. Após tudo resolvido, o ex-assessor jurídico do Poder Legislativo, advogado Adalberto Alorino de Almeida, ocupou a Tribuna do Povo para apresentar o trabalho desenvolvido ao longo de três anos e três meses e despedir-se de todos.

Requerimentos

Foram 10 requerimentos escritos e verbais apresentados pelos parlamentares das bancadas do PP, PT, MDB e PTB. Somente o PDT não protocolou nenhum. Entre os destaques, o dos emedebistas Dra. Marisa Bordin e Homero Marcolina que solicitam a análise da Secretaria da Fazenda para a prorrogação do pagamento da segunda parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2020.

Nodari (PTB) sugeriu que os valores das passagens e diárias para Brasília, que seriam utilizadas ao longo deste ano, sejam revertidas na aquisição de respiradores/ventiladores eletrônicos para o Hospital Manoel Francisco Guerreiro.

Valcir Fanton (PP) busca informações dos cargos comissionados nomeados em 2017, 2018, 2019 e 2020 e dos funcionários públicos que perceberam horas extras de abril de 2019 a até agora. Seu colega de bancada, o vereador Moustafh Roberto Sari Mahmud Muhammad requer uma ação solidária para a compra de cestas básicas em nome da Casa Legislativa.

Valter Mann (PT) foi o campeão, com cinco requerimentos. Entre eles, o que requer melhorias no calçamento na esquina da Av. Monsenhor Scalabrini com a rua Euclides da Cunha, melhorias na tubulação de captação de água pluvial na esquina da Av. Monsenhor Scalabrini com rua Luís Augusto Puperi e que seja instalada a iluminação na quadra de esportes multiuso na Praça Getúlio Vargas.

Próxima sessão

As atividades da 11ª sessão ordinária acontecerão em novo horário. Os parlamentares irão se reunir na segunda-feira, dia 20 de abril, véspera do feriado da Proclamação da República (Dia de Tiradentes), às 14 horas. Não descarta-se que, na data, os trabalhos no plenário Roberto Baldasso sejam dobrados com a realização de mais uma sessão. A convocação oficial por parte da Mesa Diretora deve acontecerá até a sexta-feira, dia 17.

Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM
Rede Scalabriniana de Comunicação
Siga-nos no Instagram: @rdauroraguapore

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários