Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Cookies e Política de Privacidade
A Tua Rádio utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Cicatrizes presentes

Neusa Picolli Fante

Novas e velhas cicatrizes se juntam na encosta da vida, se mesclam, se misturam, uma entra na outra, invadem espaços, se sobrepõem. Fica difícil saber por qual choramos e qual dói mais naquele momento...

 Quando o coração aperta, a vida perde o brilho, a amargura toma conta, é a dor que clama por um novo ressignificar, um novo olhar. Amparar a dor presente é acolher a aflição de outrora. Dores que se misturam à procura de um novo direcionamento, um novo jeito de cuidar e compreender.

Plantio e colheita a se integrar. Ou melhor, plantio que se observa, colheita que não vem, que se torna inexistente, deixa marcas e dores a suavizar. Sinais que se mostram presentes. Restos que necessitam ser sarados, cuidados, para não construir um desamparo ainda maior.

Quando algo ruim acontece nos remete a aflições sofridas, seja do passado ou do presente, mas que escondidas permanecem até que apareçam, devagar ou num rompante. Confundem-se no espaço em contato com outros sofrimentos, mas, principalmente, internamente procuram um lugar para se reacomodar.

Novas e velhas dores a se misturarem, em novas e velhas mágoas a acolherem e transformarem, novos vestígios do amargor sentido a serem suavizados.

Novas e velhas maneiras de se restaurar, de dar um novo sentido para: vivências difíceis, desamparos sentidos, abandonos presentes que constantemente invadem a vida da gente.

Assim, vamos nos reacomodando, na transformação da vida, que acontece em todo lugar, mas principalmente dentro de nós.

Sobre o autor

Neusa Picolli Fante

Psicóloga Clínica e Especialista em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Luto. Graduada em Comunicação Social.  Autora do livro Caminho dos Girassóis: Uma abordagem sobre o luto, Dor sem Escuta, Entrelinhas da Vida, Quintais da Minha alma.

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais