Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Samu integra Operação Verão Rota do Sol

por Pablo Ribeiro

Órgão é responsável pela regulação dos chamados de acidentes ocorridos na rodovia durante a operação

Foto: Betânia Ramalho da Silva/Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Caxias do Sul integra a 15ª Operação Verão Rota do Sol, lançada oficialmente na sexta-feira (16/12). O Samu é responsável pela regulação dos chamados de acidentes ocorridos em toda a Rota do Sol até a altura dos dois túneis, em Itati. Essa integração foi testada em projeto-piloto na Operação Verão 2022 e, como se mostrou satisfatória, se tornou permanente para essa época do ano. “O Samu funciona como o cérebro de todas as ocorrências, pois é nossa central que recebe as ligações, avalia a condição clínica do paciente e define qual o atendimento mais rápido e mais eficaz”, explica a diretora-geral do Samu, Carolina Cunha Lima, acrescentando que a integração entre Samu e Bombeiros em Caxias do Sul deve servir como modelo para outras regiões do estado.

Conforme o quadro clínico do paciente, a equipe do Samu que atende as ligações pode encaminhar ambulância de resgate dos Bombeiros, de suporte avançado do Samu (partindo de Caxias do Sul) ou de suporte básico do Samu (que pode partir de Caxias, São Francisco de Paula ou Terra de Areia). Se necessário pode ocorrer o traslado do paciente entre os veículos para agilizar o socorro e diminuir o tempo em que a estrada fica descoberta.

Como forma de destacar todo o Samu pela integração dos atendimentos na Rota do Sol, quatro servidores foram homenageados na sexta-feira com a Medalha Pró-Pátria e um diploma, conferidos pela Liga da Defesa Nacional do Estado do Rio Grande do Sul - Núcleo Caxias do Sul. Foram mencionados o condutor socorrista Antônio Marco Luongo (presente na cerimônia), a enfermeira Claudete Garbin de Souza, o médico Marcos Cora e a piloto de motolância Gláucia Inês Scherer (representados por colegas).

Eles foram responsáveis, por parte do Samu, pelo socorro a uma criança de quatro anos que sofreu fraturas em um acidente na Rota do Sol há cerca de duas semanas. Embora a Operação Verão ainda não tivesse iniciado, esse caso mostrou que, com rapidez e eficiência da regulação, foi possível que um bombeiro que estava na rodovia realizasse o atendimento inicial de imobilização e levasse a criança ao encontro da UTI móvel do Samu, que se deslocou de Caxias do Sul.

Isso foi possível, também, porque antes do lançamento do então projeto-piloto, em 2021, bombeiros que atuam na ambulância de resgate da corporação passaram por capacitação sobre suporte básico, ministrado pelo Núcleo de Educação em Urgências do Samu de Caxias, em parceria com a Escola de Bombeiros do Estado.

Durante a Operação Verão, que iniciou no sábado (17.12) e segue até 6 de março de 2023, a ambulância de resgate do Corpo de Bombeiros fica na Base Avançada em Lageado Grande todos os dias, 24 horas. Caso seja necessário, o Samu deslocará outro veículo. O Corpo de Bombeiros faz o atendimento inicial, mas a assistência médica segue sendo responsabilidade do Samu.

A Secretaria da Saúde foi representada na cerimônia pela diretora-geral do Samu, Carolina Cunha Lima. Também estiveram presentes o chefe de Gabinete, Cristiano Becker da Silva, e os secretários de Trânsito, Alfonso Willenbring Júnior, e de Segurança, Paulo Roberto Rosa da Silva.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais